A COMUNIDADE DA COMUNHÃO, CUIDADO E CRESCIMENTO


EDIFICAÇÃO PARA A CÉLULA:   29 OUTUBRO DE 2017 

TEMA: “A COMUNIDADE DA COMUNHÃO, CUIDADO E CRESCIMENTO” PR. SILVIO GALLI                

SUGESTÃO QUEBRA-GELO: “ Célula sem visitante é o mesmo que casamento sem noivos, mar sem ondas, céu sem estrelas!” Não combinam! Na sua célula, há visitantes?   

LOUVOR/ADORAÇÃO:   “Vencendo vem Jesus(Renascer Praise) Salmo 34/Salmo 103(Danilo Quintão)” Faça copia das canções.

DÍZIMOS/OFERTAS: Atos dos Apóstolos 11.29: Os discípulos, cada um segundo as suas posses, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia 30: e o fizeram, enviando suas ofertas pelas mãos de Barnabé e Saulo.” Erga-se com fé para alcançar um novo nível de consagração e dedicação a Deus, de si mesmo, do seu tempo, de seus talentos, de suas finanças, e assumir com Deus o propósito de ser um dos “ mantenedores dos últimos dias.” Isto irá desbancar satanás do controle que ele tem sobre as suas finanças e o levará a desfrutar a provisão de Deus.

EDIFICAÇÃO:  A Comunidade da Comunhão, Cuidado e Crescimento.  Salmo 133.1: “ Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! 2: è como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. 3: É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a Sua benção e a vida para sempre.”

Quando estamos falando sobre relacionamentos, devemos enfatizar a Igreja de Jesus, em especial a Igreja local, pois a comunhão, o cuidado e o crescimento, só podem existir em um ambiente permeado de fé e amor e este lugar é a igreja.

A comunhão o cuidado e o crescimento, sustentam os nossos relacionamentos.                                                                                   

Mais importante que reuniões, programas são os relacionamentos. Mais importante que fazer coisas é cuidar de pessoas.

A igreja não é um clube:  Nós contribuímos para que o Reino de Deus avance, e não para termos algum tipo de beneficio pessoal, como um clube.

A igreja não é um lugar de desejo dos salvos: Não estamos aqui para fazer a nossa própria vontade, mas sim a vontade daquele que nos chamou das trevas para a Sua luz.

A igreja não é uma prestadora de serviços: Procuram a igreja quando desejam, uma ministração forte, uma palavra interessante, etc.

A igreja é o ministério de Deus. É também uma família, na qual temos o mesmo Pai, o mesmo irmão mais velho e somos todos irmãos. A igreja como um empreendimento, precisa de um alicerce, um fundamento.

Existem muitos pilares que sustentam a Igreja, mas vamos observar os três que julgamos serem os mais importantes dentro da dinâmica de igreja local. 

1º Pilar: Comunhão.  Por incrível que pareça, o Novo Testamento fala muito mais sobre comunhão do que evangelismo. Ninguém consegue ficar em uma igreja onde não façam amizades.

Cristianismo é, sobretudo, relacionamentos e comunhão.  

Um ambiente permeado de comunhão é a maior ponte para o evangelismo. A esmagadora maioria das pessoas vem para Cristo por causa de algum relacionamento familiar ou de amizade.

No Salmo 133 lemos a respeito do poder da comunhão no meio do povo de Deus.

A comunhão alegra o Senhor. “ Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Sl.133.1. Esta exclamação é da alegria do Senhor a respeito do Seu povo. O Senhor habita no meio da comunhão do Seu povo.

“ O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te. Ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor. Regozijar-se-á em ti com jubilo.” Sofonias 3.17

A Comunhão libera o óleo do Espirito de poder. “ É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.” Salmo 133.2  

O óleo precioso do Espirito de Deus desce da cabeça. Somente aqueles que estão conectados à cabeça desfrutam do óleo fresco da unção: Na Bíblia: Óleo é alimento. Óleo nos limpa. Óleo é combustível. Óleo é para a cura.

2º Pilar: Cuidado. Cuidar uns dos outros é uma expressão de amor. I Coríntios 15.25: “ … cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. 26: … se um membro sofre, todos sofrem com ele; se um deles é honrado, todos com ele regozijam.”

Cuidado exige transparência, mas não confunda com intromissão.

As melhores maneiras de demonstrarmos cuidado com as pessoas:

Falando com elas(dando atenção). Sendo amigáveis e prestativos(principalmente nos momentos em que estão mais fragilizadas). Reconhecendo seus valores e incentivando-as. Procurando saber sobre suas maiores preocupações e crises em qualquer área da vida. Orando por elas. Auxiliando naquilo que é possível. Confrontando quando há necessidade de ajustes.

3º Pilar: Crescimento. “ Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.” João 15.8. A igreja foi criada para crescer. O crescimento da igreja deve ser equilibrado: Qualitativo e Quantitativo.

Crescimento Espiritual: Crescer em qualidade de vida. Intimidade com Deus. Crescer na oração. Crescer em santidade.

Crescimento Geográfico: Atos 1.8: Atingindo vários lugares(missões locais(Jerusalém) missões estaduais(Judéia) missões nacionais(Samaria) missões internacionais(confins da terra).

Crescimento Numérico: Este crescimento vinha de cima. “acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”  Atos 2.47. 

Conclusão: Precisamos crescer em tudo. Em todas as direções. Em todas as dimensões. Em todos os propósitos. Isto é a expressão de um crescimento saudável.

Na pratica, temos que viver isto. Evangelizando a comunidade onde estamos e envolvendo-nos em missão: IndoOrandoContribuindo financeiramente.

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá
Share

Assuntos Relacionados:

Web Design: