A COMUNIDADE DAQUELES QUE VIVEM ACIMA DOS RÓTULOS


EDIFICAÇÃO PARA A CÉLULA – Semana de 23 à 29 de Julho  2017

TEMA:  “A COMUNIDADE DAQUELES QUE VIVEM ACIMA DOS RÓTULOS” PR. SILVIO GALLI                                                                                                                           

 SUGESTÃO QUEBRA GELO“Aplausos mataram mais profetas do que as perseguições.” (C.H.Spurgeon) Como você responde os elogios e as criticas?

LOUVOR/ADORAÇÃO:  “Eu te louvarei(Ronaldo Bezerra) Vou Crer(André Valadão) Maravilhado (Nivea Soares). ”  Faça copia das canções  para que todos participem.

DÍZIMOS/OFERTAS:  Investidores do Reino. Lucas 8.1: “ aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus, e os doze iam com Ele,2: e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; 3: e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.”

A gratidão movia o coração destas mulheres que serviam a Jesus com seus bens, por amor, a tal ponto que o Senhor se preocupava apenas com a propagação do evangelho. Seja também você um investidor do Reino de Deus. 

EDIFICAÇÃO:  A comunidade daqueles que vivem acima dos rótulos. Lucas 7:36-50.  Vivemos em uma sociedade polarizada e rotulada. As pessoas olham para nós e em pouco tempo de convívio já nos rotulam, colocando em nós apelidos  que lá no fundo, apesar de brincadeira existe um fundo de verdade. E com o tempo, se não tomamos cuidado aquele rótulo vai se incorporando tanto em nós que acaba sendo a essência de nossa própria identidade.

Este texto de Lucas 7 fala de uma mulher, que como era muito próprio do mundo antigo não sabemos quase nada a respeito dela. A explicação mais histórica e contextual é que a sociedade da época era patriarcal e as mulheres eram consideradas pessoas de segunda categoria. Mas, nós podemos fazer uma adaptação do texto e interpretar porque esta personagem não tinha seu nome mencionado: “Talvez porque você possa colocar seu nome aqui! Talvez esta história aqui seja a tua história! Talvez esta mulher seja você e você seja esta mulher!”

Neste encontro Jesus está na casa de certo fariseu. E este evento é interessante e raro  porque Jesus foi convidado para jantar na casa de um fariseu. E aceitou o convite. E Jesus foi no jantar. Este é um daqueles extraordinários encontros que transformam e abraços que curam. Esta é uma história de salvação e é deste jeito que Jesus conclui e que Lucas o escritor deste evangelho escolhe concluir o texto:   Mas Jesus disse a mulher: A tua fé te salvou (SOZO); vai-te em paz! Na Bíblia sagrada salvação não significa apenas ganhar o céu.  SOZO significa: Ser liberto de uma divida. Ser curado. Ser salvo de um perigo eminente. Ser salvo do juízo final.

Salvação(SOZO) é viver uma vida plena em Deus! Uma vida de paz! 

Esta mulher primeiramente precisava ser salva do seu pecado, porque segundo a narrativa bíblica ela era uma pecadora. Provavelmente uma prostituta. Uma mulher impura e sem moral nenhuma E quando alguém tem um pecado que é público e uma reputação em razão deste pecado a gente tem um RÓTULO bem na testa.

A equação do RÓTULO:  PECADO – REPUTAÇÃO – RÓTULO.

Esta mulher não tem paz por causa do pecado, por causa de sua reputação e por causa do rótulo que colocaram nela. Nossa sociedade e nossas igrejas estão cheias de pessoas que não tem paz. Vivem em agonia. Não estão de bem com a vida. Carregam uma tristeza profunda. Vegetam. Por causa do seu pecado, de sua reputação e dos rótulos que lhe impuseram. Os olhares de reprovação das pessoas onde elas estão diminuem, encolhem seu território. Como esta mulher: Ela não foi convidada para o jantar. É olhada como uma invasora. Uma intrusa. Indesejável. Os rótulos fazem isto conosco. A gente não se sente legítimos em um lugar, em uma relação. Nossos espaços são escolhidos por outras pessoas. Inviabilizamos nossas relações de afetos.

É o que está acontecendo com esta mulher. É o que acontece com todos aqueles que recebem um carimbo, um rótulo e aceitam: “ Em razão do seu passado. Em razão de nossa classe social. Do que fizemos de nossa história. Em razão de nossa raça ou origem étnica. De nossa roupa. Nossa aparência física.” Esta condição de rotulado faz com que não ocupamos alguns lugares.

A partir de então estas pessoas não ocupam os lugares que deveriam estar e se sentem fora de determinadas relações de afeto e são roubadas de algo muito precioso que é um estado  de espirito:

Um estado de espirito chamado PAZ! Um estado de espirito chamado LIBERDADE! Um estado de espirito chamado AUTENCIDADE! Um estado de espirito chamado LEGITIMIDADE!

Quando a gente tem estado de espirito:

Não nos sentimos diminuídos. Não nos sentimos excluídos. Não nos sentimos marginalizados. Nós nos sentimos livres, leves e autênticos. Em qualquer lugar nos sentimos a vontade. Rótulos e estigmas acontecem no contexto:

Familiar: são sempre recriminados pelo pai e mãe. Nunca recebem um afeto e carinho deles.

Comunidade/Igreja:  São expurgados por seu jeito de ser, e não agregados por ensinamentos.  Temos que fazer como esta mulher. Dar um salto de fé. Jesus disse a ela: “tua fé te salvou!”

Em outras palavras ela disse: “ Eu não estou nem ai para o que pensam de mim! Se pensam que sou impura, prostituta. Que aqui não é o meu lugar.
O que sei é que eu posso!” Sei que posso porque o perdão de Deus me alcançou. Porque não sou menor do que ninguém! Eu posso porque em qualquer lugar que eu pisar eu sei quem eu sou: SOU UMA AMADA FILHA DE DEUS!
 JESUS ME CONCEDEU ESTA IDENTIDADE! 

COMPARTILHAMENTO:

Quais foram os rótulos que colocaram sobre você? O que te exclui da rede de relacionamentos, dos amores e de pertencer ao seu lugar? Eu te convido hoje a dar um salto de fé! Esquecer os olhares e carimbos que lhe deram. Dar um passo em direção DELE, e ungi-lo com seu perfume de amor. Chorar aos pés DELE.

Ele com certeza vai te acolher e aceitar suas lágrimas e seu perfume.  Jesus não disse aquela mulher: “Eu vou te perdoar se você mudar de vida. Se você seguir as minhas doutrinas.” Mas Ele disse a mulher:  “ A tua fé te salvou. Vai-te em paz!”

Aproxime-se hoje de Jesus sem reservas e receba, “ A paz que excede a todo entendimento.”                         

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá
Share

Assuntos Relacionados:

Web Design: