AFINAL, PARA QUE SERVE A IGREJA?

AFINAL, PARA QUE SERVE A IGREJA?

TEXTO: TEXTO: At. 2.37-47                                                                                      

Introdução:  O mundo religioso tem seus mais novos personagens:a- O primeiro é o evangélico não praticante: A informação aparece nos resultados das últimas pesquisas realizadas pelo Centro de Estatísticas Religiosas. Sendo cada vez maior o número de pessoas que “nascem em berço evangélico e como muitos católicos, não praticam sua fé”.

b- O Segundo é o evangélico desigrejados: O segundo personagem que temos que conviver daqui para frente é os desigrejados. Eles são definidos como “os fiéis que crêem, mas não pertencem a nenhuma denominação.”As pesquisas apenas confirmaram uma tendência há muito identificada, a saber, o crescente número de pessoas que: – Buscam espiritualidade sem religião- Deseja a experiência da fé sem a necessidade de submissão às instituições religiosas.

c- O Terceiro é o Evangélico Usuário: Um outro personagem que nenhum centro de pesquisa ainda identificou, mas que nós pastores que vivemos o dia a dia da igreja identificamos é o personagem que chamamos “Evangélico de usuário.” Chamamos usuário aquele que o próprio nome já o descreve. Ele não tem compromisso nenhum com a comunidade, mas quando precisa de seus serviços ele recorre ao “0800 religioso”.

A experiência dos cristãos no primeiro século, no dia seguinte ao Pentecostes, narrada no livro dos Atos dos Apóstolos serve de referência para a relevância da vivência em comunidade.

4 Respostas para esta Pergunta tão Inquietante Para que serve a Igreja?

1 – A IGREJA SERVE PARA SER A VOZ DE DEUS PARA LIVRAR-NOS DA IGNORÂNCIA (v.37-40):Persuadidos de sua Ignorância (At.2.36): Martyn Lloyd Jones diz que “a ignorância é o problema central da humanidade”.A ignorância é o problema central da humanidade. Se o mundo tivesse tanto conhecimento como dizem que tem não estaríamos nesta situação.Quando olhamos para as grandes invenções o homem parece muito inteligente, mas quando o assunto é a fé sobre a vida é nossa existência nesta terra, a ignorância logo aparece.A primeira coisa que acontece com os que se tornam cristãos é que são persuadidos da sua ignorância e das trevas em que estão. E, uma vez que lhes seja demonstrado isso, ficam apavorados ante a possibilidade de continuarem ignorando coisas vitais.Para ser Cristão Tem que se Humilhar: “Que faremos, varões irmãos?”“O que faremos” também aponta que estavam quebrantados e humilhados. Você não pode tornar-se cristão se não se humilhar.O Evangelho nos Livra da Nossa Ignorância: O evangelho nos convence da nossa ignorância, e os que sabem que são ignorantes têm fome e sede de conhecimento.Quando o Senhor abre nossos olhos não queremos ficar mais no cativeiro, nas trevas, da ignorância. Por isso os cristãos de Jerusalém se reuniam diariamente.

2 – A IGREJA SERVE PARA EXPLICAR-NOS A TRANSFORMAÇÃO QUE OCORREU EM NOSSA INTERIORIDADE (v.38): A palavra arrependei-vos no grego é metanóia que significa mudança de mente transformação. Eles queriam entender mais completamente, a tremenda coisa que tinha acontecido com eles. A conversão é o maior milagre que pode acontecer com uma pessoa.Ela acontece quando somos tocados pela palavra que gera o arrependimento e o Espírito Santo vem em nós e nos regenera e surge em nós a natureza divina que é o novo nascimento.

3 – A IGREJA SERVE PARA ENSINAR-NOS EM QUEM SE CRÊ E O QUE SE CRÊ (v.42): A doutrina apostólica era aquilo que os apóstolos aprenderam com Jesus no tempo que andaram com Ele. É importante saber não apenas em quem se crê, mas também saber o que se crê.

a- Em quem se crê: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Atos 4.12

b- O que se crê (I Pe. 3.15): “Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 1 Pedro 3: 15

4 – A IGREJA SERVE PARA VIVERMOS EM COMUNIDADE EM RESPOSTA À SOLIDÃO HUMANA: Muitos pensam que a igreja primitiva era uma igreja comunista ou socialista em vista de dividirem seus bens.Mas o que motivavam eles a isso era o amor que eles tinham para com os irmãos. Eles pensavam “amamos tanto esse irmãos de nossa comunidade que se for preciso venderemos algum bem para suprir suas necessidade”.Em tempos de individualismo, egoísmo, segregação, e competição a igreja é a comunidade da fraternidade, da partilha, da solidariedade e da generosidade. A igreja é a comunidade da aceitação, do perdão e da reconciliação.É na igreja que se concretiza a oração de Jesus a respeito de Deus e os homens: “que sejam um”.

O QUE SIGNIFICA COMUNHÃO?

De acordo com o Novo Testamento, um dos maiores testes para aplicarmos para sabermos se somos cristãos ou não é a comunhão. “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte”. 1 João 3:14O que o apóstolo quer dizer? Isso mesmo! Se eu não gosto de estar com os irmãos eu preciso avaliar se eu realmente sou irmão.No momento que aqueles três mil converteram-se juntaram-se a comunhão e nada poderia mantê-los fora.O amor aos irmãos tinha se tornado uma das maiores e mais profundas realidades das suas vidas.Tinha se tornado, para eles até mais importante que os laços terrenos mais doces.Quando uma pessoa se torna cristã o normal é que ela se esforça o máximo para passar mais tempo com outros cristãos e passa se preocupar mais com eles.

3 ELEMENTOS QUE TORNA A COMUNHÃO IMPORTANTE

a – Identidade de Natureza: Isso é resultado do Novo Nascimento 2 Coríntios 6:14.

b – O Ensino Comum: Outra coisa que produz comunhão é o ensino comum.

c – Sentimento de Confiança e Liberdade: Esse é o terceiro fator de termos comunhão. É ter esse sentimento de confiança e liberdade. Se há qualquer dúvida não podemos ter comunhão.

Guia do Compartilhamento

– Em seu tempo livre você passa mais tempo com cristãos ou nãocristãos? Por quê?

– Você tem usufruído dos benefícios da igreja para sua vida espiritual? Como?

 

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá

Share

Assuntos Relacionados:

Web Design: