AO PASSAR PELO VALE DAS LAGRIMAS NÃO PERCA A SUA FÉ

SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO“Cite uma pessoa, que pode ser, um amigo, professor, familiar, irmão em Cristo, que marcou sua vida para sempre!

LOUVOR/ADORAÇÃO: “Toma o Teu lugar(Diante do Trono) Sobre as Águas(Toque no Altar)

DÍZIMOS/OFERTAS:  Ofertando motivada pela Graça.

1. É quando contribuo apesar das circunstancias difíceis (II Coríntios 8.1-2)
  2. É quando contribuo pela necessidade de contribuir (II Coríntios 8.3-4)
  3. É quando contribuo seguindo o exemplo do Senhor Jesus (II Coríntios 8.5-9)

EDIFICAÇÃO Ao passar pelo Vale das Lágrimas, não perca a sua fé.

Hebreus 4.14: Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como Grande Sumo Sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. 15: Porque não temos Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
16: Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

Qual é esta ocasião oportuna? É o tempo do Vale das Lágrimas em que nossa fé vacila. Corremos o risco de nos tornarmos incrédulos. Desobedientes. Rebeldes.

1. É possível sim, que nas circunstancias de sua vida você perca a sua fé! Principalmente quando nos alimentamos de expectativas que não deveríamos nos alimentar. Esperamos de Deus coisas que não deveríamos esperar. Então, vem o tempo da necessidade. Da angustia. Da tribulação. O Vale das lágrimas. Deserto. Ficamos amargurados com Deus. Passamos a fazer uma oração piedosa. Misturada com murmuração: Deus estou aqui. Porque está acontecendo isto comigo. Porque o Senhor está deixando isto acontecer. Você que estava comprometido em servir se dedicando tanto. Na hora do Vale das Lagrimas, não vem o que você esperava. Neste ponto o nosso coração já está bem machucado. Saímos do estágio da leve murmuração e chegamos descredito total. Você não apenas esfriou, mas se tornou cético e cínico. Você ganha uma repulsa de tudo: Igreja. Pastor. Fé. Bíblia. E arruma muitos motivos para sentir isto. O evangelho se torna para você como uma experiência cultural.
  2. Quais são os estágios de quem está perdendo a Fé, ao passar pelo Vale das Lágrimas. Depois da murmuração, esfriamento, ceticismo, incredulidade e rejeição, você abre mão dos seus valores morais. Você pensa: Se Deus não está nem ai para me ajudar, é bem provável que Ele também não esteja ai para me julgar. Se Deus não está nem ai para me dar uma força quando estou precisando, também não virá me disciplinarSe você perdeu o seu coração conectado com Deus, não tem porque se sacrificar ou ser agradável aos olhos de Deus.  Neste momento não hesite em procurar pelo Nome de Jesus: Porque Ele vai entender você. Ele sabe o que você está sentindo. Ele passou por tudo isto. Mas Ele não pecou. Em tudo foi tentado. Passou pela mesma ameaça. Fico pensando:
  3. Que tipo de situações que Jesus viveu e que se parece muito com as situações que vivemos.
    3.1: Jesus passou pela solidão.  No Getsemani. Nem seus discípulos ficaram com Ele no momento de maior angustia Dele.
    3.2: Jesus passou pelo assedio do mal. Não falo de demônios pois, seria facilmente identificado. Falo de pessoas que chega querendo minar sua fé. Com soluções magicas. Pessoas íntimas, próximas. Que comia a mesa contigo.
    3.3: A demora de Deus. Em um projeto seu. Você acha que Deus está demorando, ou que não vai nem fazer. E algo até legitimo, que você está perseguindo. Está buscando Deus por aquilo. Você começa a lamentar com Deus. E o seu coração vai esfriando.
    3.4: A frustação, o irremediável. O leite derramou. Não tem como voltar no tempo.  A situação já se consumou. Queria que fosse tudo diferente. Mas, não há mais nada a fazer. 3.5: O Inevitável. Tem coisas que não tem como evitar. É Jesus no GetsemaniMeu Pai, se for possível, passa de mim este cálice. O Pai olha e diz: Não é possível. Foi para esta hora que você veio. Assim é conosco. Queremos fazer, ter coisas que Deus não nos projetou para isto. Então Ele vai dizer NÃO!

CONCLUINDO: Nesta hora Jesus chega ao seu lado, te abraça, olha para o Pai e diz: Pai, tem misericórdia! Eu sei o que ele está passando. Eu passei por isto.  Derrama sobre ele da Sua Graça. O Deus que sujou os Seus pés com a mesma poeira dos nossos pés.  E que viveu, sofreu e passou por tudo o a gente passa.  Ele conhece todos os labirintos da nossa mente, dos nossos sentimentos. E Ele diz: Vem comigo! Me dá à sua mão!  Vou passar com você isto. Eu já passei!

Quando você estiver passando por aquele Vale da Sombra da Morte/ Vale das Lágrimas:

Veja o Bom Pastor te abraçando e dizendo: Vem comigo. Confia em mim. Eu já passei por este vale. Eu sei como é que se chega do outro lado.

Não desanime. Não permita que o seu coração fique endurecido!  Deixa Eu levar você!

Tenha bom animo. Eu já venci o mundo. Você vai vencer também. O deserto não é o lugar final! O lugar final para o nosso descando,  É A TERRA PROMETIDA!

O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.  Salmo 23. 1-2.