CHRISTUS X MAMOM (Parte 1)


EDIFICAÇÃO PARA A CÉLULA:   19 à 25 NOVEMBRO DE 2017 

TEMA:  “ CHRISTUS X MAMOM (Parte 1)”   PR. SILVIO GALLI

SUGESTÃO QUEBRA-GELO
:
  “Suas decisões determinam suas circunstâncias. Sua vida não muda a menos que você entenda que você cria suas circunstâncias. Não adianta culpar ninguém. Você é totalmente responsável pelas consequências de suas ações.  Você entende assim?

(Trecho da palavra DECISÕES e RESPONSABILIDADES do Pr. Aluísio Silva/Ajuda do Alto)

LOUVOR/ADORAÇÃO:  “ Toda sorte de bênçãos (Toque no Altar) Pai Nosso (Pedras Vivas) Mais que abundante (André Valadão).  Faça cópia das canções.

EDIFICAÇÃO: Christus X Mamom(Parte 1) Lucas 12.13-21.

Muitas pessoas pensam que dinheiro não é algo muito espiritual. Todavia, a Bíblia fala muito a respeito de dinheiro.

No Novo Testamento existem: 215 versículos que falam a respeito da fé. 218 versículos que falam de salvação. 2084 versículos falam a respeito de finanças e dinheiro.

Das 28 parábolas de Jesus 16 falam de dinheiro.

Em outras palavras, o Novo Testamento fala dez vezes mais de dinheiro do que de salvação.

Jesus com certeza quis nos ensinar que nada em nossa vida pode ser substituído, se não for o dinheiro. Se tem algo que pode ocupar o lugar de Deus em nossa vida, com certeza é o dinheiro.

Quando o dinheiro ocupa o seu coração, lugar que Deus deveria ocupar, ele deixa de ser dinheiro e passa a categoria de Deus. Um deus minúsculo, um ídolo. Um deus chamado de Mamom.

10 Sintomas para saber se você está sendo escravo do dinheiro e influenciado por Mamom. “Quando você é influenciado por Mamom?” 

  1. Quando você perde o limite do que é Justo e Legitimo. Quando você acredita que por causa do dinheiro você pode tudo. Ou para ter dinheiro pode tudo. Não respeita mais limites. Não reconhece fronteiras entre o certo e o errado. Desconhece os direitos alheios. Quando você perde a noção de direitos e legitimidades, o dinheiro se tornou o seu senhor. Tem pessoas pegando o dinheiro que é de Deus. “Dai pois, a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus.” (Mateus 22.21) “Quando você é influenciado por Mamon?”
  2. Quando você pratica o ilícito para ganhar dinheiro. Quando você rouba quando você mente, quando você entra em um sistema de corrupção, quando você frauda, quando você se envolve em um sistema ilícito para ganhar dinheiro: O dinheiro se tornou o seu senhor, o seu deus, MAMOM, e ele vai escravizar você e depois vai te cobrar caro.

“Quando você é influenciado por Mamom?

  1. Quando você começa a Viver Conflitos Relacionais por Causa do Dinheiro. Lucas 12.13b: “…Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança.” Quando você começa a perder pessoas para ganhar dinheiro você se tornou escravo do dinheiro.  Lembre-se que só um pode ocupar espaço na sua vida: DEUS  OU MAMOM.“Quando você é influenciado por Mamom?”
  2. Quando você começa ficar Enfeitiçado pelas Coisas. Lucas 12. 15b: “porque a vida de um homem não consiste na abundancia dos bens que ele possui.”Quando a gente começa a precisar de coisas para se sentir bem. Para se sentir feliz. Precisa consumir para mudar o coração. Quando precisa ter coisas para ter alegria na alma. O dinheiro se tornou um deus, um ídolo para você. Mamom. “Quando você é escravo de Mamom?”  
  3. Quando você Avalia as pessoas pelas Posses. Quando você começa identificar as pessoas pelas bolsas que usam, o relógio que tem, pelos sapatos que elas têm nos pés, pelo carro que dirigem, pelos locais que frequentam, pela região que moram… quando você começa a avaliar as pessoas assim é porque o dinheiro já ocupou um lugar no seu coração. Ele já sujou a sua alma e a sua consciência. Isto é Mamom!  Isto é diabólico! “Quando você é escravo de Mamom?”
  4. Quando você Perdeu a Autenticidade. Você começa a andar “tão na moda”  que já não se reconhece(faz o que o mercado diz o que você tem que fazer. Que roupa usar). Esta sociedade de consumo amarrota identidades e cria falsidades. Pare de viver no mundo politicamente correto.  “Quando você é escravo de Mamom?”
  5. Quando Supervaloriza a Aparência. Não existe bem vestido. O que existe é adequadamente ou inadequadamente vestido. Maldito pecado quando se avalia pessoas pela roupa que veste. Quando se avalia alguém pela cor da pele, por sua etnia. “Quando você é escravo de Mamom?”
  6. Quando você adota a Cultura do Descartável. É quando você precisa de coisas novas para se sentir bem. Começa a viver de acumulo e substituição. Usou uma vez, descarta. Precisa de algo novo. Você precisa de uma emoção nova. “Quando você é escravo de Mamom?”
  7. Quando você começa ter o Sonho da Ociosidade. O trabalho precisa ser redimido, não apenas como um meio de ganhar dinheiro, mas como a maneira de colocar o mundo em ordem para abençoar o maior número de pessoas. O trabalho não é uma maldição. E por fim, “Você é escravo de Mamom, quando:
  8. Quando você adota uma postura de viver pela demanda e não pela Provisão. Demanda: Sempre está faltando algo. Provisão: Eu já tenho tudo o que eu preciso para cumprir o propósito de Deus hoje. Pense sempre em termos de provisão. Todos os dias estamos tentando convencer Deus para nos dar coisas, enquanto todos os dias Deus está tentando nos convencer de que Ele já nos deu TUDO.  OFERTE AO SENHOR.
Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá
Share

Assuntos Relacionados:

Web Design: