CHRISTUS X MAMOM (Parte 2)

EDIFICAÇÃO PARA A CÉLULA:  26  NOVEMBRO à 02 de Dezembro 2017

TEMA:  “ CHRISTUS X MAMOM (Parte 2)”  PR. SILVIO GALLI

SUGESTÃO QUEBRA-GELO:   “Como anda seus relacionamentos? Você precisa ter cuidado com pessoas que não lhe acrescentam nada. Se elas não te levam para melhor, podem te levar para o pior. Sempre se pergunte: O que esta pessoa está acrescentando para melhorar minha vida? Se você sabe onde quer chegar, escolha hoje quem pode estar contigo nesta caminhada!

LOUVOR/ADORAÇÃO:  “Cristo Reina(Comunidade Casarão) Quão Grande é o Meu Deus (Soraya Moraes) Mais que abundante (André Valadão).  Faça cópia das canções.

EDIFICAÇÃO: Christus X Mamom(Parte 2) Lucas 12.13-21.

Muitas pessoas pensam que dinheiro não é algo muito espiritual. Todavia, a Bíblia fala muito a respeito de dinheiro.

No Novo Testamento existem: 215 versículos que falam a respeito da fé. 218 versículos que falam de salvação. 2084 versículos falam a respeito de finanças e dinheiro.

Das 28 parábolas de Jesus 16 falam de dinheiro.

Em outras palavras, o Novo Testamento fala dez vezes mais de dinheiro do que de salvação.

Jesus com certeza quis nos ensinar que nada em nossa vida pode ser substituído, se não for o dinheiro. Se tem algo que pode ocupar o lugar de Deus em nossa vida, com certeza é o dinheiro.

Quando o dinheiro ocupa o seu coração, lugar que Deus deveria ocupar, ele deixa de ser dinheiro e passa a categoria de Deus. Um deus minúsculo, um ídolo. Um deus chamado de Mamom.

10 Sintomas para saber se você está sendo escravo do dinheiro e influenciado por Mamom. “Quando você se torna escravo de Mamom?”

1. Quando você Assume a Primazia do bem estar. A frase mais usada por estas pessoas é: Eu quero me  sentir bem.” Quero comer, beber, descansar me alegrar e me divertir. Isto contagia a vida toda, inclusive as nossas relações. A vida não é uma questão de sentir bem apenas. E tem coisas que exigem de nós sacrifício, disciplinas, diligencia que “Vão nos fazer muito bem! “Quando você se torna escravo de Mamon?”
  2. Quando você começa se Considerar Muito Importante.  Quando chegamos neste ponto, nos consideramos Onipotentes! Porquê? Você não consegue viver com fracasso e frustração. Quando surge um obstáculo, um problema ou uma inadequação você quer tirar de sua frente rápido. Tem coisa que não será resolvida, nem com dinheiro. O dinheiro resolve algumas frustrações. Mas, traz uma sensação de Onipotência. Isto é uma grande mentira. A maior de todas as ilusões.

Quando você se torna escravo de  Mamom? “

1. Quando você começa a Viver com um Senso de Urgência e se torna uma pessoa imediatista Quando você vive este espirito pragmático o dinheiro já tomou conta de você: Que o dinheiro resolve tudo e rápido. O dinheiro não traz felicidade, mas manda buscar. Acha que preenchendo o cheque resolve. Nem tudo se resolve assim“Quando você se torna escravo de Mamom?”
  2. Quando você Gasta mais do que Ganha: Esta é uma das maiores loucuras e estupidez que alguém possa fazer. “Mas Deus disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma…” (Lc. 12.20a) Cheque especial não é receita. Cheque especial é dinheiro que vai comer a sua alma. “Quando você se torna escravo de Mamom?”
  3. Quando você tem um Padrão de Vida que exige Sacrifícios Exagerados. Quantas pessoas criam uma vida cara demais e agora vivem se sacrificando para manter este padrão. (Se matam em plantões e horas extras). Mamon tomou conta da sua vida. “Quando você se torna escravo de Mamom?”
  4. Quando você Vive se metendo em Dividas. Isto é um perigo! Porque!? Ele pede emprestado o dinheiro que realmente precisa. Marca o dia para pagar, mas é “assaltada” no caminho. São pessoas legais, mais enroladas. Então fica a duvida: Está pessoas é “enroladaou mau caráter Cuidado, pois pessoas assim pode te levar para o “buraco” junto com ela. A divida dela pode se tornar sua divida. “Quando você se torna escravo de Mamom?”
  5. Quando você somente pensa em encher o Celeiro e não Desfruta do que Ganhou.  “ o que tens preparado para quem será?” (Lc. 12.20b) Tem gente que trabalha, trabalha e trabalha e ganha muito dinheiro, mas não desfruta. Deixa tudo para os outros desfrutarem.     “Quando você  se torna escravo de Mamom?”
  6. Quando você Perdeu a Capacidade de Distinguir Preço do Valor. É quando Mamom já colocou uma “fumaçaque você não enxerga mais as coisas como elas realmente são. Preço: É a lei de mercado. Da oferta e procura. Valor:  É aquilo que não tem preço.  “Quando você se torna escravo de Mamom?”
  7. Quando você deixou a Avareza Tomar conta do Coração. Quando você só pensa em guardar para si. Não tem mais prazer em dar. Compartilhar. Presentear. Mamom já enfeitiçou você. Dinheiro guardado e riqueza guardada apodrecem e fazem mal. É o jogo da retenção e não da partilha. “Você se torna escravo de Mamom, quando: Quando você se tornou Indiferente aos Necessitados. (I Tm. 6.17-18/Leia) Deus nos dá dinheiro para duas coisas: Para nos alegrar. Para a gente ajudar os outros. Na eternidade seu sucesso não será medido pelo tanto que você conseguiu juntar, mas sim pelo tanto que conseguiu doar.  Dinheiro bem usado abençoa pessoas. Aqui, no Peru, Portugal e onde Deus nos levar em missão. Entregue seu dizimo e contribua.