CINCO CONSELHOS PARA A REALIZAÇÃO DE UM SONHO GENUINO

SUGESTÃO QUEBRA-GELO“Se você pudesse gastar o resto de sua vida, naquilo que mais gosta de fazer, o que seria? “

LOUVOR/ADORAÇÃO: “Grande (Ademar de Campos) Deus de Promessas (Davi Sacer)

EDIFICAÇÃO: Cinco conselhos para a realização de um sonho genuíno.

Êxodo 3.7: Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus feitores. Conheço-lhe o sofrimento.  8: por isso, desci a fim de livra-los da mão dos egípcios e para faze-los subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu do heveu e do jebuseu.

9: Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.

10: Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.

Em Genesis 12 Deus chama a Abraão e diz que dele fará uma grande nação. Esta grande nação se torna o povo hebreu, que se multiplica no Egito.

O povo é escravizado e a promessa de Deus de fazer de Israel uma nação abençoada e dar a esta nação uma terra, está no coração do povo hebreu, mas ao mesmo tempo, está distante da verdade, pois estão no Egito e não como povo abençoado, mas sim, escravizado.

É neste contexto que Deus fala com Moisés, dizendo a ele que o tempo que irá cumprir a promessa feita aos antepassados, Abraão, Isaque, e Jacó. Chegou a hora da libertação.

Deus diz a Moisés: “Vá até Faraó e diga que EU vou tirar vocês desta terra e vou levar vocês para a terra que mana leite e mel. E Moisés vai até Faraó.”

No capitulo cinco de Êxodo Faraó dá a pior resposta possível: “Não conheço este Deus que você está falando, que diz que te enviou…”

Lembrando que Faraó considera-se uma divindade e que o Egito tinham muitos outros deuses, não aceita a ordem de Moisés e coloca mais peso no trabalho do povo hebreu.

Êxodo 5.6: “Naquele mesmo dia, pois, deu ordem Faraó aos superintendentes do povo dizendo: 7: Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmo que vão e ajuntam para si as palhas…”

Faraó conclui que o povo estava com tempo de sobra para ficarem dando ouvidos as coisas que Moisés estava dizendo.

Moisés fica frustrado, pois agora o povo está sofrendo mais. Moisés se queixa a Deus.

Acredito que muitos de nós já tenham passado por está situação. E também se frustram.

O que fazer nesta hora? O que fazer quando vem a frustração?

Vamos compartilhar cinco conselhos para vencer esta situação.

1. Certifique-se da Legitimidade do seu sonho. Veja se seu sonho é algo que Deus está comprometido: “Interessa a Deus – tem a ver com o Reino de Deus – com a Glória de Deus – Ou se é um sonho seu.”  No caso de Moisés, Deus era a fonte do sonho. O grande problema que existem muitas frustações por coisas que não tem nada a ver com Deus. É nós que queremos e não Deus. Considere no dia da frustração a possibilidade de que a não realização do seu sonho que tenha sido grande benção.
  2. Peça a Deus para enxergar a Diferença de Teimosia e Perseverança.  Moisés voltava para Deus, e Deus mandava Moisés voltar e falar de novo a Faraó: “Deixa o meu povo ir…” Foram dez vezes. Moisés não desistiu. Podia ter chegado a sétima é desistir. Mas não. Foi perseverante. Temos que pedir a Deus este discernimento de quando temos que insistir, perseverar e quando é que estamos confundindo com teimosia. Teimosia está relacionada com autoengano. Manipulamos a informação(selecionamos ela). Selecionamos o que queremos ouvir(separamos a que nos interessa). Ficamos obcecados.
  3. Não subestime as Forças e os Fatores que se opõem ao seu sonho. Faraó não iria olhar para aquela multidão de escravos, mão de obra barata, e dizer que iria simplesmente dar a liberdade. Ele resiste o máximo que pode, porque está perdendo muito. Martin Luther King diz que Ninguém doa poder. “O poder não é concedido pelo opressor, e sim conquistado pelo oprimido.” Do outro lado tem aqueles que são contra. Esteja preparado para aqueles que se opõem.
  4. Transforme as Adversidades e as suas Fraquezas em Consciência da Necessidade de Deus. Ao invés de transforma-las em desculpas para desistir, se omitir e desistir do sonho. Quando vejo adversidades e olho para as minhas fraquezas e debilidades, eu não posso usar isto como desculpas para: deixar de fazer o que quero fazer, ou deixar de fazer aquilo que eu acho que Deus quer que eu faça e de perseguir aquilo que anseio.” A consciência delas traz para nós a realidade de quanto nós precisamos de Deus, e traz para nós a revelação das providências que temos que tomar.
  5. Confie na Promessa Incondicional de Deus. Engrandecer as promessas libera a fé. Quando você engrandece as promessas em vez dos problemas, sua fé é liberada e isto permite que Deus trabalhe por você. Hebreus 11.6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”  Deixa Deus se levantar em seu favor e seus inimigos serão dissipados. Quando você faz  Deus ser maior em sua vida. – Quando você deixa Deus mostrar a Sua Grandeza – Quando você crê que Ele está no controle e lutando as suas batalhas e endireitando os seus caminhos tortuosos – Quando você deixa Deus se levantar assim, seus inimigos serão todos dissipados. Os inimigos financeiros, das doenças, depressão, da injustiça.  Nenhum deles pode permanecer contra o nosso Deus.  Ele é Todo Poderoso e Criador de todo o Universo. Vamos colocar nossas expectativas em Deus. Vamos colocar diante de Deus os seus castelos desmoronados.  Vamos orar e colocar nossos sonhos diante de Deus!

Vamos agora dizimar e ofertar ao Senhor!