COMO ALIVIAR O FARDO DO DIA A DIA


SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Pedir a todos que se apoiem em pé só e tentem caminhar sem ajuda de ninguém. Logo vão perceber que não é possível. Assim é na vida. Não podemos ser individualistas. Há momentos na nossa caminhada terrena que precisamos de um ombro amigo! Assim caminhamos e avançamos como Corpo de Cristo! (Eclesiastes 4.9-10 / Isaías 41.6). 

LOUVOR/ADORAÇÃO:  Galileu / Nada além do Sangue( Fernandinho)

EDIFICAÇÃO:  Como Aliviar o Fardo do Dia a Dia .  (Marcos 15.21-27)

Os evangelhos relatam que em uma determinada sexta feira véspera da Pascoa dos judeus na cidade de Jerusalém, Quatro homens carregavam Sua Cruz:

Três carregavam a Cruz e foram crucificados. Um carregou a Cruz, mas não foi crucificado.

Dois eram ladrões que segundo as leis da época eram merecedores de serem crucificados.

Um Jesus carregou a cruz, mas e foi em um processo totalmente injusto.

O ultimo carregou a cruz, obrigado: Simão Cirineu.

Quatro pessoas que são símbolos de cada um de nós, que tiveram um tipo de atitude diante da Cruz:

Primeiro: Simão Cirineu

Simão era um peregrino que estava vindo do norte da África para a festa da Pascoa dos judeus que é uma festa de peregrinação.

Quando ele esta no meio da rua passando, vem uma procissão e três homens carregando a cruz e um deles cai em sua frente. E o que cai chamava-se Jesus de Nazaré.

Ás vezes, a Cruz que carregamos na vida, fica pesada e caímos. Todos nós às vezes fraquejamos diante de nosso fardo.

E os soldados forçam o Cirineu a carregar a cruz. E ele carregou a cruz sem entender nada.

Nossa cruz fica muito mais pesada quando não sabemos os por quês de nossos sofrimentos.

Atribuímos à lei da sina. A lei do carma. Atribuímos à vontade de Deus. Ao ataque do diabo.    E tudo isto causa uma tristeza enorme na nossa vida, porque além da gente estar sofrendo, nós             não temos respostas.

“ Porque o pior castigo na vida não é ser castigado, o pior castigo consiste em ficar no escuro quando a gente sofre.”

Segundo: Dimas o “Bom Ladrão”

O segundo personagem que carrega a cruz é Dimas que conhecemos como o bom ladrãoDimas é o ladrão que se arrependeu. Em um outro evangelho diz que Dimas reconheceu que estava lá porque merecia: “ Crucificado na cruz ele disse: eu sei que estou aqui porque mereço” (Lucas 23.41).

Ele foi obrigado  a carregar a sua cruz, mas quando ele aceitou a sua história a cruz ficou mais leve, menos pesada. Sabe por quê? Tem um principio que cabe em você que é:

“ Se você tiver coragem de reconhecer o seu fracasso, se tiver coragem de reconhecer a sua derrota, o carregar a cruz que vem desta derrota é mais fácil. Porque quem reconhece as suas culpas abre as portas para um novo começo.”

O “bom ladrão” ao reconhecer suas culpas ele abriu caminho para o Paraíso: “Jesus disse para ele: Hoje estarás comigo no Paraíso.  Este ladrão foi salvo porque reconheceu as falhas do passado. As minhas derrotas do passado não podem me prender!

Terceiro: Gestas o “Mau Ladrão”

Ele também foi crucificado. Foi condenado pelos crimes igualzinho ao companheiro dele. Mas, este não se reconciliou consigo mesmo.

Quem não se reconciliou consigo mesmo tem necessidade de vomitar a sua indisposição nos outros.

Quem não se reconcilia consigo mesmo tem necessidade de vomitar aquilo que ele rejeita nele mesmo.

É o que este ladrão faz na cruz. Está sendo crucificado e ao invés de fazer uma reflexão de vida, pois estava nos seus últimos suspiros, ele ao contrario, olha para Jesus cheio de amargura e diz: “Você que salvou todo mundo, se salva agora e nos salve também. Não és o Filho de Deus.” 

Sabe por que o ladrão ataca Jesus? “Quem não consegue ultrapassar a sua própria vitimização passa a projetar  nos outros a sua sorte. E assume o discurso do acusador , o diabo.

Quarto: Jesus de Nazaré

Ele não está obrigado pelo Império Romano. Nem por Herodes. Nem por Pilatos.

Quem obrigou Jesus ir a Cruz?

Não foi Deus porque o amor não impõe sacrifício a ninguém. Então que colocou Jesus na Cruz? Foi a força do Amor. O Amor impõe a quem ama disposição de se sacrificar.

Se você não tem disposição para se sacrificar, por seus filhos, cônjuge, seu ministério, igreja é porque você não os ama.

“ Jesus disse: por esta razão o Pai me ama, porque eu dou a minha vida e ninguém a tira de mim, porque Eu livremente a ofereço.”

Conclusão: Se o seu fardo está muito difícil de carregar, pode ter quatro razões:

Você está como Cirineu. Carregando a Cruz sem saber o que esta acontecendo e sem respostas

Você é como o “Mau Ladrão” que não se reconhece e se vitimiza colocando a culpa nos outros. Você não está com o “Bom ladrão” reconhecendo seus erros, que o aproxima de Deus.  Você não entendeu que somente alivia o fardo que ama não mede sacrifícios pelo que ama!

Publicação feita pela administração da IBAV Mauá.

Share

Assuntos Relacionados:

Web Design: