COMO AMANSAR A FERA QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ


SUGESTÃO QUEBRA-GELO“A tragédia não é quando uma pessoa morre. A tragédia é o que morre dentro de si quando se está vivo.”  Você está vivo ou somente sobrevive?

LOUVOR/ADORAÇÃO:  “Teu amor não falha (Horanona) Ousado Amor( Isaias Saad)”  

DÍZIMOS E OFERTAS:  Expressão de Generosidade (II Coríntios 8:1-4)  Deus não está atrás do nosso dinheiro, mas sim, da nossa Expressão de Generosidade.                    Nestes versículos de II Coríntios 8, o Apostolo Paulo se referiu a atitude dos irmãos da Macedônia como uma Graça, um privilegio, poder servir ao Senhor com nossos bens. O que esta atitude de nossos irmãos macedônios ensinam-nos:

  1. O cristão generoso é movido pela Graça de Deus. O edifício da Generosidade só pode ser construído sobre o alicerce da Graça de Deus.  Dizimar e ofertar é vivenciar, viver a Graça de Deus, como prioridade em nossa vida.
  2. Eles também nos ensinam que crescer espiritualmente está ligado no Crescimento da Generosidade. Assumir uma identidade cristã é principalmente ter um compromisso com o Corpo de Cristo.
  3. Outra coisa que os nossos irmãos macedônios nos ensinam é que o Generoso é verdadeiramente rico. Riqueza material sem generosidade é pobreza espiritual. Não tem prosperidade divina.

EDIFICAÇÃO:  Como amansar a Fera que existe Dentro de Você.  (Gálatas 5: 22-23)

Mansidão é uma obra sobrenatural do Espirito Santo em nossa vida. Significa Força sob controle. Ser manso não significa ser fraco ou covarde. Não é ser capacho dos outros.  Ser manso não é viver sem defender seus direitos. Não é apenas uma personalidade serena. Significa controlar suas reações diante das pessoas. Escolher a forma de agir, em vez de somente  reagir às pessoas.

Os dois maiores exemplos de pessoas mansas na Bíblia, foi Moisés, um líder que enfrentou um  império com mansidão, e Jesus que disse: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.   Nesta mensagem vamos considerar cinco atitudes para praticarmos a Mansidão:

  1. Seja mais Tolerante e menos critico. “Aceitem entre vocês quem é fraco na fé sem criticar as opiniões desta pessoa.” (Rm. 14.1) Sempre que você se sentir tentado a julgar outra pessoa, pense o quanto Deus lhe perdoou. Quanto mais reconhecer a Graça de Deus para com você mais tolerante será com os outros. Deus é invariavelmente manso conosco e espera que sejamos manso com os outros.
  2. Seja pacifico sem abrir mão de suas convicções.  Provérbios 15.1:  “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira .” Uma das provas da Maturidade espiritual é a forma de lidar com as pessoas que discordam de você. Muitas pessoas preferem Recuar ou Reagir.  Outras, infelizmente reagem com Ira.  Poucas sabem agir com mansidão. Na hora da oposição Deus quer que você escolha a Mansidão. A Mansidão é a capacidade de discordar amigavelmente.
  3. Seja ensinável e não inacessível. Tiago 1.19: “Cada um esteja pronto para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.”  Se você quiser ser manso, use mais os ouvidos que a boca e esteja pronto a aceitar a correção. Quem não tem disposição para aceitar correção, aprender com os erros, certamente vai terminar a vida sozinho.  Mansidão implica em estar pronto a aprender com os outros.
  4. Aja, em vez de reagir. Jesus não reagiu diante de Pilatos. I Pedro 2.23:  “Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.”  A mansidão é a capacidade de lidar com a dor sem revidar. Jesus chamou isto de “oferecer a outra face.” Você diz: “Isto não é fácil.”  Realmente, não é; é quase impossível. “Reagir deste jeito não é natural”, você diz. Tem razão. É sobrenatural. É Fruto do Espírito.                 É preciso o Poder de Deus para viver desta maneira.
  5. Pratique a Mansidão mesmo que às vezes tenha que sofrer dano. Para um discípulo de Jesus mansidão é a capacidade de sofrer o mal sem se tornar mal. O maior mal que o malvado pode praticar contra mim é me transformar em um malvado igual a ele. Pratique a Mansidão e não a vingança. Vejamos a atitude Jesus após a ressurreição: Muitos discípulos, talvez, esperavam a vingança pelo que fizeram com Ele.  Mas, Jesus nunca usou uma palavra de vingança, de ódio. Ao contrario, Ele disse: “Vinde a mim todos que estão cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei, pois Eu sou Manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para as suas almas.”

APLICAÇÃOAgora você entende porque a mansidão é importante para se ter uma vida saudável e feliz? Em quais relacionamentos você encontra dificuldades para ser manso?  Fale com Deus sobre estes relacionamentos e peça para que Ele o ajude a praticar a Mansidão.  Lembre-se: Você não pode fazer sozinho, por mais força de vontade que tenha. A Mansidão  faz parte do Fruto do Espírito!

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá

Share

Web Design: