COMO DESENVOLVER PACIÊNCIA EM UM MUNDO APRESSADO


SUGESTÃO QUEBRA-GELOSe você fosse um produto o que estaria escrito em você: Cuidado é frágil. Leia as instruções antes de mexer. Aprecie com moderação.  Conteúdo explosivo. Agite antes de usar. Mantenha longe do alcance das pessoas.

LOUVOR/ADORAÇÃO:  “Que se abram os céus (Nivea Soares) Tua é a Gloria(Raquel Novaes)

DÍZIMOS E OFERTAS: Dízimos/Ofertas – Celebrando a Redenção

Colossenses 1.13: “Ele nos resgatou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor. 14: no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.  

É impossível discutirmos a fundo as questões de nossa vida financeira e da contribuição na casa do Senhor sem entendermos o que é redenção.  

Para muitos cristãos, a palavra redenção significa apenas perdão dos pecadosou salvação.”  Mas vai muito além disto. Redenção significa resgateou “remissão.” Ela retrata o ato de readquirir uma propriedade perdida. A redenção foi para pagamento de uma divida que não tínhamos como pagar. E que pagou a divida agora é o nosso dono.  Quando Ele nos comprou do império das trevas para o Seu reino tudo que é Dele nos pertence, mas, também tudo que é nosso pertence a Ele.  Há pessoas que consideram os dízimos como se Deus quer tirar 10% do que é nosso. Mas esta não é a perspectiva correta. A verdade é que Deus permite que fiquemos com 90% do que é Dele. Entregar os dízimos/ofertas é uma maneira de celebrarmos a redenção.

EDIFICAÇÃO:  Como Desenvolver Paciência em um mundo tão Conturbado.  (Gálatas 5.22)

Estamos ministrando uma serie de mensagens sobre o Fruto do Espírito que é algo que o Espírito Santo produz em nós depois da conversão em nossa interioridade para que sejamos mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo. Já compartilhamos sobre o Amor, Alegria, Paz, Bondade.  Hoje vamos ministrar sobre Paciência.

Tudo o que fazemos nesta vida exige paciênciaConflitos no relacionamento. Crise no trabalho. Um emprego que esperamos. Sonhos demoradosSem paciência, não aprenderemos as lições que a vida nos ensina e não conseguimos amadurecer. Se quisermos viver de forma mais completa e intensa, é fundamental praticarmos a paciência. Paciência conosco mesmo. Paciência com outras pessoas. Paciência com as circunstancias da vida.

  1. Quais são os fatores que provocam impaciência? O primeiro teste de Paciência: Você vive Apressadamente? Não tem paciência nem no McDonald’s? Não consegue suportar o tempo que o seu computador leva para ligar? Aperta mais de uma vez o botão do elevador? O segundo teste de Paciência: Você odeia esperar? Fica impaciente em fila? No semáforo? O terceiro teste da Paciência: Você odeia ser interrompido? Senta para jantar o fone toca. Quando está trabalhando para cumprir prazo, chega alguém para bater papo. O quarto teste de paciência são as irritações, as pequenas coisas da vida que nos deixam irritados. Como você lida com todos estes testes?
  2. Quais são os benefícios de praticar a paciência?
    1 – A paciência nos ajuda a viver mais livres de stress.  Os impacientes são mais doentes e morrem mais cedo. A saúde está em sermos calmos e serenos. A paciência nos ajuda a nos mantermos calmos.         
    2.2 – A paciência nos ajuda a atingir nossos objetivos.
    Às vezes por causa da impaciência perdemos em minutos aquilo que levamos anos a fio para construir.  Muitos perderam o propósito de Deus. Outros perderam relacionamentos importantes. Outras ainda perderam excelentes oportunidades na vida.                
    2.3 – A paciência nos protege da raiva.
    A impaciência é o ponto de partida que passa para a irritação, que leva a raiva e acaba na fúria. Isto quer dizer que o oposto também é verdadeiro. Quanto mais pacientes formos, menos irritação, raiva e fúria sentiremos. 
    2.4 – A paciência nos ajuda a ter relacionamentos mais amorosos e felizes.
    Fundamentalmente, você não pode amar sem praticar a paciência. O que é fascinante sobre a paciência no amor é que, quando aceitamos o outro como ele é de fato, com qualidades e defeitos, nos sentimos seguros e acolhidos, o que promove mudança e crescimento.
  3. Como posso me tornar uma pessoa mais paciente?
    É preciso querer, ter percepção do que podemos suportar, e cultivar, praticar a paciência. “A intenção de cultivar a paciência já é meia conquista.” A paciência é algo que podemos criar. É como um músculo, que exercitado fortalece.  Temos que reconhecer os sinais de alerta, para não entrarmos na impaciência. “Perceber quando estamos no limite. Não estamos aguentando mais. Que não aceitamos mais a situação.”  Mudar a maneira de pensar, pois temos liberdade de escolher os nossos estados mentais, nos leva a uma decisão que tomamos repetidamente e nos permite aprender que cada episódio de impaciência cria uma oportunidade de crescimento. Os seres humanos sempre tiveram que aprender em todas as épocas da vida.
    O crescimento requer uma busca de equilíbrio entre a auto – estima saudável e a arrogância, entre a autovalorização e o reconhecimento de que o mundo não gira em torno de nós!       

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá

Share

Web Design: