COMO SER BENIGNO EM UM MUNDO MALIGNO


SUGESTÃO QUEBRA-GELO:  “O que você espera de realizações neste novo ano? Quais ações pensas em fazer para realiza-las?”

LOUVOR/ADORAÇÃO: “ Aquele que está feliz(Comunidade de Nilópolis) Grande é o Senhor (Ademar de Campos) Sonda-me (Aline Barros).”  Faça copia para que todos cantem.

DÍZIMOS/OFERTAS: Como posso retribuir ao Senhor por toda Sua Bondade para comigo?

1-Gratidão: “Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graça, e invocarei o Seu nome.” (Sl. 116.17)

2- Servindo: “Ó Senhor deveras sou teu servo; sou teu servo…” (Sl. 116.16)

3- Sendo obediente: “Cumprirei para com o Senhor os meus votos na presença de todo o teu povo.” (Sl. 116.14). Use os recursos que Deus te dá para o Obra Dele.

 EDIFICAÇÃO: Como ser Benigno em um mundo Maligno.

 Gálatas 5.22: “ Mas o fruto do espirito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade 23: mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Bondade e Benignidade é fruto do Espírito.  Colossenses 3.12 diz: “ Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”

Observe a palavra “revestir-se”.  A palavra no original grego significa literalmente “ vestir”.O que o Apostolo Paulo está dizendo é que, toda manhã ao acordarmos, precisamos nos “vestirespiritual, emocional e fisicamente. O Apostolo Paulo nos diz que a Bondade é uma escolha. É algo que podemos decidir “ vestir “ todos os dias. Bondade é o amor em ação.”Uma demonstração pratica do exercício do amor!     

Porque devemos ser Benignos?  Por dois motivos:

  • Primeiro porque Deus é Bondoso conosco. “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé.” (Efésios 2.8)
  • O segundo motivo é o fato de querermos que as pessoas sejam Benignas conosco. “ Jesus disse: Assim em tudo, façam aos outros o que vocês querem que lhes façam.” (Mt. 7.12).

        O maior ato de egoísmo que podemos cometer e ser Bondoso com as pessoas“ Quem age com Bondade faz bem a si mesmo…” (Provérbios 11.17ª). 

Portanto, quando somos Bondosos, estamos na verdade fazendo-nos um favor.

Então, como podemos ser mais benignos?

Quatro atitudes que devemos exercitar para sermos pessoas Benignas. 

  1. Pessoas benignas são sensíveis com as necessidades do próximo. “Cada um cuide, não somente de seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2.4)  Portanto, sensibilidade e benignidade andam juntas. A Benignidade sempre começa com a sensibilidade. Tenha sempre uma sintonia com às necessidades das pessoas ao teu redor. Todas as pessoas que você encontrar esta semana, precisarão de benignidade, porque sofrem de alguma forma, inclusive as que se sentam ao teu lado na célula e no culto.  Você na maior parte do tempo simplesmente não as nota. Por isto, benignidade começa com sensibilidade.
  2. Pessoas Benignas dão apoio às pessoas com Palavras que Edificam.  Pessoas benignas apoiam. Edificam. Encorajam. Dão força.  Provérbios 15.4 diz:“As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente.”  Cuidado com o que você diz as pessoas. Os rótulos machucam. A Bíblia diz que a morte e a vida estão no poder da língua. Podemos destruir uma pessoa como que dizemos. Boas palavras podem reconstruir uma ponte em um relacionamento desgastado.
  3. Pessoas Benignas tem a Capacidade de ter Empatia. “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente.”  (II Timóteo 2.24).  As pessoas apreciam quando você sente e sofre com elas. As vezes um abraço, um aperto de mão, uma lagrima falam muito mais do que mil palavras. Lideres bons são suficientes fortes para demonstrarem empatia. A Bíblia diz que a Benignidade é uma marca do líder espiritual. Por isso, aprenda a ser benigno sendo sensível, oferendo seu apoio e tendo empatia.
  4. Pessoas benignas não esperam ocasiões especiais para fazer o bem. “Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” (Gálatas 6.10).  Se você quiser ser benigno, aprenda a ser espontâneo.  Quando devemos ser amáveis? Sempre que tivermos oportunidade.  Contudo, em se tratando de benignidade, boas intenções não valem.

REVISÃO:

A Benignidade começa com a Sensibilidade. Portanto, fique atento. Abra os olhos e olhe ao redor. Seu mundo está cheio de pessoas que precisam de sua benignidade.  Há tantas maneiras de demonstrar amabilidade quanto há pessoas carentes dela.  Permita-me sugerir-lhe um projeto esta semana: Faça uma lista de sete pessoas a quem você pode demonstrar amabilidade. Anote também como você poderia ser amável com elas esta semana. Depois peça a Deus que lhe dê oportunidade de ser amável com pelo menos uma delas esta semana. Você se surpreenderá com o bem estar que terá!

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá

Share

Web Design: