COMO VENCER A ANSIEDADE NO SEU DIA A DIA


SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO “O que você está fazendo agora é o suficiente para te levar onde Deus quer que você esteja?”

LOUVOR/ADORAÇÃO: “Teu Jardim/ Agnus Dei / Brilha em mim (Deigma Marques) ”

DÍZIMOS/OFERTAS: Como ser um Cristão verdadeiro e ter uma Vida Financeira saudável e Equilibrada.

  1. Coloque o Reino de Deus em Primeiro Lugar nas suas finanças: “ Mas, buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6.33)
  2. Planeje bem suas finanças de acordo com o seu salario. Planeja: “Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos.” (Jó 22.28)
  3. Poupe e viva de acordo com o teu salario. Não gaste mais do que ganhas. “ Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes. Porque Ele tem dito: De maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. (Hebreus 13.5)

EDIFICAÇÃO:  Como Vencer a Ansiedade no seu Dia a Dia. (Filipenses 4.6-7)

Se havia alguém que teria todas as desculpas para viver com ansiedade, seria o Apostolo Paulo. Quando ele escreveu esta carta aos Filipenses estava preso, esperando julgamento que poderia           leva-lo a morte, que de fato acabou acontecendo.

Além da preocupação por sua vida, esta carta para igreja de Filipos era porque ela estava passando por um problema de divisão, e ele preso só podia escrever uma carta.

No meio de tantas preocupações ele reparte conosco como ele conseguiu vencer seus medos, anseios e temores.

O que é Ansiedade? Palavra grega que significa: Ser puxado para muitas direções.

Ansiedade é aquilo que a gente vive, mas não sabe explicar direito O QUE É!

Como saber se estou ansioso? Três coisas tem que ser observadas. 

  1. A primeira é quando os meus pensamentos e os meus sentimentos me levam para varias direções. Experimentamos sentimentos diversos: “Otimismo, pessimismo, confiança, desanimo, entusiasmo e raiva.”  É como se as nossas esperanças nos puxasse para um lado e os nossos  temores puxasse para o outro lado. E então não saímos do lugar. Acho que estou ansioso.
  2. A segunda coisa que eu observo para saber se estou ansioso, e quando vem um assunto que me captura, que me aprisiona, um assunto que me pega. É aquele sentimento que se instalou e eu preciso falar dele. Com todos que aparecem. E aquilo pega você de tal maneira que você sente um sequestro emocional. Não consigo sair deste maldito assuntoAcho que estou ansioso.
  3. A terceira coisa que eu observo quando estou ansioso e que hoje estou fora do eixo. É quando eu começo algo e de repente começo outra coisa, e ao mesmo tempo quero fazer outra. Estou fazendo um monte de coisas ao mesmo tempo e deixo tudo inacabado. Psicologia diz: A ansiedade é o maior inimigo da qualidade de vida.  Neurologistas dizem: Estamos perdendo a capacidade de viver com atenção focada. Os problemas que a Ansiedade gera:                                                                                       Doenças físicas: “Gastritre, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias.”  Doenças da alma: “Aflição, agonia, impaciência, inquietação, preocupação, hiperatividade.” Espiritual: “ A Ansiedade do ponto de vista espiritual é um pensamento e sentimento completamente equivocado sobre as circunstancias e pessoas. Porque as vezes nos preocupamos e ficamos ansiosos com problemas que nunca teríamos que enfrentar.                      Por isto a Palavra de Deus diz que precisamos guardar a nossa mente e o nosso coração. Uma pesquisa feita com especialistas em Comportamento Humano diz que 90% das coisas que nós tememos que viessem acontecer acabaram não acontecendo.

COMO VENCER A ANSIEDADE NO SEU DIA A DIA:

1º: Troque a ansiedade pela oração. Cultive o hábito de orar. Quando começamos pela oração deixamos de olhar os nossos problemas para olhar para o tamanho do Nosso Deus. Este é o segredo de não ter  uma vida cheia de preocupação. (I Pedro 5.7) Quando começamos pela oração deixamos de olhar para os nossos problemas para olhar para o tamanho do Nosso Deus. E começamos a ter consciência que Ele tem todo poder.

2º: Faça do momento de sua oração momentos de Petição e súplicas.  O que é suplicar?  Suplicar é um Compartilhar sincero de nossas emoções por causa de nossas necessidades e problemas. Na suplica não lugar para uma oração superficial e sem sinceridade. A súplica é uma batalha, para que Deus guarde a nossa mente e nosso coração.

3º: Nunca esqueça na sua oração as ações de graças. (Filipenses 4.6) A Ação de Graças ou como usualmente gostamos de falar, GRATIDÃO é muito poderoso. Eu consigo acabar com a preocupação quando troco ela pela oração. A oração vira adoração. E a oração junto com adoração nos leva a Ações de Graças. É possível entrarmos em um estado de Serenidade de Tranquilidade de Estabilidade de Paz de Deus que excede todo entendimento guardando o seu coração e a sua mente.

“Eu te encorajo você avaliar o seu habito de oração para o seu bem. Para sua saúde psíquica, mental, emocional, física e relacional.” ORAÇÃO, SÚPLICA, GRATIDÃO. AMÉM!

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá

Share

Web Design: