COMO VIVER VITORIOSAMENTE AO PASSAR PELO DESERTO


SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: “Descreva algo ou um evento que teve um grande impacto em sua vida!”

 LOUVOR/ADORAÇÃO: “ Teu amor não falha (Nivia Soares) Tu És adorado) (Eyshila) Seja exaltado (Sozo) Deus de Promessas(Toque no Altar)”

DÍZIMOS/OFERTAS:  Que darei eu ao Senhor?
Salmo 116.12: “ Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Esta pergunta é fruto de:  Um coração que ama ao Senhor!
Salmo 116.1: “Amo ao Senhor, porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas.”
Esta pergunta é fruto de: Um coração que reconhece o que o Senhor tem feito!
Salmo 116.7: “ Porque o Senhor tem sido generoso comigo.”
Esta pergunta é fruto de : Um coração que teme ao Senhor!
Salmo 116.14: “ Cumprirei o meus votos ao Senhor, na presença de todo o Seu povo.” 

EDIFICAÇÃO:  Como Viver Vitoriosamente ao Passar pelo Deserto.  Mateus 4.1:  “ A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”

Na Bíblia Sagrada o deserto tem um conteúdo simbólico muito grande:

A)No Gênesis – Quando o homem foi expulso do Paraíso no Jardim do Éden, vai  para o deserto  para uma terra seca, para uma terra árida.

B)Moisés – é no deserto que Moisés tem um encontro com Deus e ouve a voz de Deus.

C) Israel – No deserto que o povo de Israel peregrina em direção a Terra Santa  e tem sua experiência com Deus. O deserto é um lugar de pouca vida, mas de muitas possibilidades. No deserto você ouve a voz do mal, mas também você pode ouvir a voz de Deus.
Portanto, no deserto  pode ser um tempo de você viver vitoriosamente.
Assim, se você está no deserto, você tem duas opções:  olhar para ele como um lugar ruim ou como um lugar de aprendizado da parte de Deus.

Desta decisão depende o sucesso ou o fracasso de sua vida. E ter plena certeza que o Espirito Santo está conosco e deseja nos levar há uma vida de vitória mesmo em um lugar seco e árido.

Sete Coisas para se fazer ao passar pelo Deserto:

  1. O Deserto é lugar para lembrar e refletir o que já vivemos em Deus. (Deuteronômio 8.2-3) Porque Deus nos manda lembrar”? Porque às vezes esquecemo-nos do que ELE já fez por nós!  Quando o deserto se instala em qualquer área da nossa vida, nos esquecemos rapidamente de tudo aquilo que vivemos em Deus.  A nossa tendência natural é não ver nada o que aprender nesta situação desértica.
  2. O Deserto é lugar de esperar em Deus. (Deuteronômio 8.2) Para chegar a Terra Prometida tem que passar pelo deserto. O deserto é o período de preparação, de ser provado. O soberbo terá que se dobrar. O fraco se torna forte. Aumenta a sua capacidade de vencer as tentações. E se ainda tem o coração com duvidas terá que se decidir. Lideres precisam ser provados para poderem ter a força interior para conduzir seus liderados.
  3. O Deserto é um lugar de ouvir e depender de Deus. ( Deuteronômio 8.3). É no deserto que aprendemos a viver na dependência de Deus. Esta dependência deve ser total. Como o maná que ela colhido em um dia e não valia para o dia seguinte. De repente você se vê no deserto. As lutas e desafios vieram. Os problemas se acumularam. Você perdeu a paz e tem a sensação que Deus o abandonou no deserto. Mas logo vemos que Deus nos levou ao deserto, não como forma de punição ou castigo, mas como maneira de nos colocar em nosso lugar como Seu povo, ou seja, na Sua presença.
  4. O Deserto é um lugar de autoconhecimento e crescimento espiritual. (Deuteronômio 8.2-3) A finalidade do deserto é levar o povo a conhecer a si mesmo. O Senhor nos conhece muito bem, mas nós não nos conhecemos. E sem este conhecimento, não obteremos vitória. Somos confrontados com nosso ego, nossos valores, nossos conceitos e sonhos. Deus quer transformar o teu deserto em mananciais. Mas antes, Ele quer te mudar, para que você seja ainda mais semelhante a Seu Filho Cristo Jesus.
  5. O Deserto é um lugar de Cumprimentos de Promessas. ( Oseias 2.14)  O que Deus te prometeu, não importa o tempo, a situação ou circunstancias Ele vai cumprir.  Creio que todo aquele que quer ter mais intimidade com Deus, mais comunhão com o Senhor, deve passar pelo deserto. O deserto molda em nós o caráter e a força de Cristo.  Nós não somos levados ao deserto porque estamos desaprovados, porque Jesus foi aprovado e levado ao deserto.
  6. O Deserto é um lugar onde Deus nos prepara para recebermos os seus milagres de Deus. “Tendo visto a minha glória, e os prodígios que fiz no Egito e no deserto. (Nm. 14.22) No deserto , Deus quer manifestar a Sua Glória e os seus sinais, concedendo graça, pois a Maravilhosa Graça de Deus é constante ao Seu Povo.

O Deserto é um Lugar de Cantar a Vitória mesmo quando os Poços estão secos. (Nm.21.17) No deserto quando eles estavam desanimados e parecia impossível, em vez de reclamar, eles começaram a cantar: “Brote, Ó Poço.”  Esta é a chave! Eles viram a Promessa já cumprida!

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá

Share

Web Design: