CONECTANDO GERAÇÕES

SUGESTÃO QUEBRA-GELO:  “Nunca vi um CRISTÃO útil que não seja estudante da Bíblia. A alma jamais pode vaguear sem rumo, se tomar a Bíblia para lhe guiar os passos” (A.W.Tozer) Você tem lido e estudado a Bíblia?

LOUVOR/ADORAÇÃO: “Eu sou Teu(Gabriela Rocha) Ousado Amor(Isaías Saad)”

DÍZIMOS/OFERTAS Você tem feito o que pode? Marcos 14.3: Estando Jesus em Betânia, reclinado a mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. 4: indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? 5: porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E, murmuravam contra ela. 6: Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. 7: Ela fez o que pôde

Neste momento nosso país passa por um momento difícil e temos em nossa igreja muitos irmãos desempregados. Precisam de ajuda. E estamos ajudando. Mas percebemos que temos outros, que mesmo empregados ficam inseguros e param de fazer o que podem. Dizimarem e ofertarem. Nesta passagem bíblica queremos levar a todos a refletirem se estamos fazendo o que podemos. Se cada um de nós fizermos como esta mulher, e fazer o que pode seremos mais forte!

EDIFICAÇÃO:  Conectando Gerações

Salmo 145.4: “ Uma geração contará à outra, a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.” Conectar é estabelecer conexão entre: unir, ligar. Mas, entendemos que esta conexão começa no que existe de mais importante desde a fundação do mundo: A Família. É difícil conectarmos com nossos filhos, porque a nossa carne, o nosso ego, deseja satisfazer a si mesmo, e isto é automático.

Pais, onde vocês estão gastando o seu tempo? Qual tem sido a sua prioridade? Carreira? Ministério? Família? O que é mais importante para você?

Tudo é importante. O segredo está no equilíbrio.  Eclesiastes 3, diz que há tempo para todas as coisas.

Agora com relação aos nossos filhos, biológicos ou espirituais somos responsáveis pela próxima geração!

Por que precisamos nos conectar com nossos filhos?

1. Conectar para suprir as necessidades. Na infância. Na adolescência. Na juventude. Cada uma destas etapas da vida, precisam de pais para ajuda-los a venceram estes momentos.

Temperamentos: Sanguíneo. Melancólico. Fleumático. Colérico.   Conhecer o temperamento dos filhos, que normalmente são diferentes, nos ajudam a direciona-los nas decisões mais importantes da vida, como profissão, por exemplo.

Linguagem de amor: Palavras de afirmação. Tempo de qualidade. Presentes. Serviço. Toque físico. Entender a linguagem de amor dos filhos, auxilia na comunicação com eles.

Necessidades espirituais: Ensino. Exemplo. Proteção.

1. Conectar para aceitar o Propósito de Deus na vida do seu filho. Pais companheiros respeitam a identidade e a vocação do filho. Não devem enquadrar os filhos em um projeto de vida que criaram para eles, mas sim ajuda-los a realizar sua própria vocação existencial.  Quem é pai ou mãe, ou pretende ser, precisa pensar no significado de ter filhos. Compreender o sentido da existência deles em sua vida, para que não desperdicem as dádivas do Senhor, entrando em conflitos por causa de propósitos e vocações diferentes. Ter um filho representa, acima de tudo, receber uma missão, e uma oportunidade de ter uma conexão profunda com seres que chegam em sua vida e nos conferem o direito de cuidar delas.
  2. Conectar para formar o caráter de  Muitos pais hoje estão mais preocupados com a vida acadêmica do que como caráter de seu filho. Criar um filho não é somente alimenta-lo, vesti-lo e dar estudo. A tarefa mais importante no desenvolvimento  da criança, é a formação do seu caráter.  O desenvolvimento do caráter irá nos acompanhar por toda a vida e por toda eternidade. A palavra caráter vem de um vocábulo grego que significa gravar.”  É, portanto, a marca característica do estilo da vida que uma pessoa tem. As crianças aprendem sobre o caráter,  quando os pais e outros adultos em sua vida diária dão bons exemplos através de seu comportamento e ações.

Conclusão:  Os filhos são presentes de Deus para nós. Chegará o dia em que eles partirão. Então desfrute de cada momento que você passa com eles. Mas saiba que tudo o que você transmitiu a eles, cada ensinamento, cada lição, cada instrução, cada valor, que você passou, ecoará por gerações, cumprindo assim, a Palavra do Senhor, que diz: “Uma geração contará à próxima geração, as maravilhas, os grandes feitos do Senhor!” Até que Ele venha! E que alegria será, naquele dia, encontrar-se com o Senhor, junto com a sua família! Amém!

Mirian Galli é Pastora da Igreja Batista Água Viva de Mauá