CONSELHO DIVINO PARA UM VIVER ESPERANÇOSO

TEMA:  “CONSELHO DIVINO PARA UM VIVER ESPERANÇOSO”  SILVIO GALLI

SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO:  “Portanto ide, fazei discípulos…” Mateus 28.19. O Evangelho é para ser vivido, pois, aquilo que escuto eu esqueço, aquilo que vejo eu lembro, mas, aquilo que faço eu aprendo!  Tenha o Evangelho como estilo de vida!

LOUVOR/ADORAÇÃO: “Maravilhosa Graça(Drops) Que se abram os céus(Nivea Soares) Oh! Quão lindo este nome é (Mateus Brito).”    Faça copia para que todos cantem.

DIZIMOS/OFERTASDai a Deus o que de Deus e a Cesar o que é de Cesar ” (Marcos 12.13-17). E o que é de Cesar? IPTU/IPVA/ tributos em geral. E o que é de Deus? Dízimos/Ofertas/Primícias Dízimo não é invenção da igreja, mas sim um princípio estabelecido por Deus. É um ato de adoração ao Senhor. Não é opcional é um mandamento para todos chamados por Deus.

O dízimo é ensinado em toda a Bíblia:  Antes da Lei(Gn.14.20). Na lei(Lv. 27.30). Nos livros históricos(NE 12.44). Poéticos(Pv.39.10). Proféticos(ML. 3.8-12). E também no Novo Testamento.(MT. 23.23/ Hb. 7.8).  Negligenciar a devolução dos dízimos é ser desleal com Deus.

EDIFICAÇÃO: Conselho Divino para um Viver Esperançoso.  Lamentações de Jeremias 3.18-23.
Jeremias viveu em uma época muito conturbada:
“A cidade em que vivia havia sido destruída pelos Babilônios. O centro da religião que era o templo tinha sido aniquilado, inclusive com o desaparecimento da Arca, que era a manifestação da presença de Deus. O povo tinha sido levado como escravo para a Babilônia, e a situação dos   que ficaram em Jerusalém não tinham mais nenhuma esperança.”

Jeremias olha para este contexto caótico de ruina e destruição e começa a pensar o que lhe pode dar esperança.
O mundo hoje em que estamos vivendo passa por este momento caótico:
“Aumenta o número de pessoas abaixo da linha da pobreza. Milhões de desempregados. Febre amarela.
Mas o que será que pessoas quando passam por momentos difíceis e atribulados?
Alguns disseram que:
“Penso em mim mesmo. Nos outros. Penso em minhas filhas. Nos seus pais. Olho para uma criança (Cada criança que nasce é Deus dizendo: Eu não desisti da humanidade . Eu sonho (Não morremos quando o corpo desfalece, mas quando deixamos de sonhar).
Outros não pensam em nada. Penso em quantas bobagens já fiz e Deus não desistiu de mim. Penso em um barco na tempestade e que Jesus está no barco(Muitas vezes o temporal não passa, mas não te atinge, pois Jesus no barco, mesmo que dormindo, descansando, a paz está no barco.”

O que Deus Espera que você Espere “ Quando não há esperança.”

1. Deus espera que você espere pela Sua Bondade e pela Sua Misericórdia. Jeremias 3.21: “Quero trazer à memória o que me pode dar  esperança. 22: As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim. 23: renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”      Esta foi a experiência do profeta Jeremias: “O amor de Deus. A graça de Deus. A Bondade de Deus. As misericórdias de Deus que se renovam a cada manhã.”
    É nisto que Deus espera que pensamos. Porque ELE nos criou a Sua imagem e semelhança, e quando perdemos esta semelhança, Deus enviou Jesus para restaurar esta imagem e semelhança, e nos dotou de capacidades imensas e qualidades maravilhosas e que me constitui humano. E se não esperarmos em Sua bondade e misericórdia deixamos de Ser Humano. Deus espera que esperemos Nele, porque ELE nos deu tudo que nós precisamos para esperar por Sua Bondade.
  2. Deus espera que você olhe para a Grande Nuvem de Testemunhas que torcem por você. Hebreus 12.1: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta…” Nessa grande nuvem de testemunhas tem muita gente olhando para nós: Tem Moisés olhando para nós e dizendo: Acreditem na Bondade de Deus.  Tem Daniel olhando para a gente dizendo:  Perseverem e Deus vai fechar a boca dos leões. Tem Paulo passando por naufrágio, sendo açoitado e apedrejado falando:Bora Água Viva agora é com vocês.”
  3. Deus espera que você pense no Legado que vai deixar naqueles que estão olhando você. Tem gente olhando para nós. Elas sabem que esperamos pela Bondade e Misericórdia do Senhor e confiam em nós. Pessoas que através de nosso testemunho creram na palavra de Deus. Não vamos salvar todos, mas fazemos o que fazemos, pois temos certeza que vai dar certo. Fazemos, pois não temos alternativa de não fazê-lo. Deixar de fazer é deixar de ser humano.
    É trair a Deus que nos tudo que nos deu. É trair tudo o que os outros fizeram por nós. É trair o futuro e aqueles que estão por nós.

CONCLUSÃO: Nós vamos continuar firmes esperando pela Bondade e Misericórdia do Senhor.
Não temos o direito de desistir. De amarelar. De voltar atrás.  Pessoas estão no campo missionário, trabalhando ativamente na obra de Deus por acreditarem no que pregamos. Tem gente olhando para nós. Acreditam que não vamos desistir. Vamos chamados para algo eterno. A vida é DADIVA, mas é também LEGADO.