COROADO PELA BONDADE DE DEUS

SUGESTÃO QUEBRA-GELO:  “Ano novo novas conquistas! Muitas mudanças! Você é resistente a mudanças? Se é, por que? Se não, explique as vantagens das mudanças.”

LOUVOR/ADORAÇÃO: “ Glória, glória Aleluia(Coral Sintonia) Brilha Jesus(Coral Ágape) Nome mais lindo(Coral Kemuel) Faça copia para que todos cantem.

EDIFICAÇÃO:   Coroado pela Bondade de Deus. “Coroas o ano da tua bondade; as tuas pegadas destilam fartura.”  Salmo 65.11

Neste inicio de ano quero fazer uma declaração profética  do que será este próximo ano. Não é uma declaração baseada em algo que nós faremos, mas é a visão de Deus para nós:

“ Este será o ano coroado com a Bondade do Senhor e, nesta Bondade caminharemos pelas veredas que destilam fartura e abundância.”

Porque podemos esperar pela Bondade de Deus?

1. Porque Bondade de Deus é fundamentada em Sua Natureza. “Deus é bom, Sua natureza é boa. Ele é benévolo, amável, bondoso, misericordioso, complacente,  tolerante, amoroso, piedoso,  manso, longânimo, glorioso, compassivo, glorioso, nobre, grandioso, integro, magnifico e dadivoso.”  Deus é essencialmente bom.  Bom em si próprio. Não somente bom, mas Ele é a própria bondade. Na criatura a bondade é uma qualidade acrescentada; em Deus, bondade é a Sua essência. É um oceano infinito. Um infinito ajuntamento de bondade. Ele é eterno e imutavelmente bom. Não se pode fazer nenhum acréscimo e nenhuma subtração a Sua BondadePorque podemos esperar pela Bondade de Deus?
  2. Porque a Bondade de Deus é manifestada em toda a Sua criação. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.145.9 A Bondade de Deus é a Sua disposição favorável para com toda a sua criação. Ele tem prazer nas suas obras e as beneficia. Sua bondade independe de qualquer disposição de suas criaturas. Tudo o que Deus criou é bom(ITm.4.4) e Ele não pode deixar de fazer o bem(Atos 10.38), pois a Bondade é parte essencial da Sua Natureza. A Bondade de Deus resume o caráter de Seu grande amor, de Sua infinita graça, e de incomensurável compaixão e paciência ao pecador. O Novo Nascimento é fruto da Bondade de Deus. Se não fosse a Bondade de Deus o mundo não mais existiria, pois a vida seria impossível de ser vivida.

Porque podemos esperar pela Bondade de Deus?

1. Porque a Bondade de Deus é expressa em Suas Promessas. “Coroas o ano da Tua Bondade; as Tuas pegadas destilam fartura.”  Salmo 65.11
    O significado literal aqui é quando chega a época da colheita ela é coroada pela farturada bondadeda Bondade de Deus. Há três palavras chaves neste texto: Coroar, Bondade, e Fartura. Vamos entender o sentido delas no original hebraico para compreender como desfrutarmos de um Ano Coroado da Bondade de Deus: 1º Coroar:  No hebraico é “atar” que significa cercar, rodear. Ser coroado da bondade significa “ser cercado e envolvido” com a Bondade de Deus. Significa também “proteção.” Neste ano você será marcado por Deus para proteção. (Salmo 5.12) 2º Bondade: No hebraico é “TOV que quer dizer bom.”  Davi disse que “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida…”  Salmo 23.6. Você precisa estar consciente desta bondade. Como podemos desfrutar desta bondade? “Bem aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de Ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de Tua casa, o Teu Santo Templo” Salmo 65.4 A Bondade de Deus flui na vida da igreja. Invista tempo vivendo a vida da igreja. 3º Fartura: O sentimento primário da palavra “deshen” é abundancia, fartura e fertilidade. A Bondade de Deus será prosperidade e abundancia na sua vida. Porque podemos esperar pela Bondade de Deus?
  2. Porque a Bondade de Deus é Manifestada através de Seus Filhos. A Bondade de Deus não é somente um atributo de Deus, porém uma verdade fundamental que cada cristão deveria abraçar. 1 Bondade com as pessoas.  Muitas vezes Deus nos chama para tirar alguém do deserto através de um Ato de Bondade. Na vida não é somente o que posso ganhar, mas também o que posso doar. Ser bom com as pessoas é trazer o céu para a terra. 4.2 Bondade na Casa de Deus.  “Honra ao Senhor com os seus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” Pv. 3.9-10.  A vontade de Deus é suprir as necessidades materiais dos seus filhos. Contudo, isto não acontece de forma automática. Esta promessa é condicional, ou seja, não se cumpre por si só, mas depende de cada um de nós para ser concretizada. Esta promessa divina neste texto bíblico se divide em duas partes:
    A) O que temos que fazer,  “isto é, honrar ao Senhor com as nossas  primícias…” e
    B) o que Deus fará depois que fizermos nossa parte, “encher os nossos celeiros…”.

CONCLUSÃO:  O meu encorajamento são quatro em direções: 1º Espere pela Bondade de Deus. 2º Levante-se todo dia crendo que estas debaixo do Favor de Deus. 3º Reconheça a Bondade de Deus. 4º Sempre agradeça a Bondade divina.
“Oh provai e vede que o Senhor é bom.” Amem! Salmo 34.8