DOMINGO DA RESSURREIÇÃO – O DIA QUE MUDOU A HISTÓRIA HUMANA

SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: Se você for acusado  de ser um cristão haverá provas suficiente para condena-lo?”

LOUVOR/ADORAÇÃO “Celebrai a Cristo, Celebrai(Ministério Koinonya) Digno é o Senhor (Aline Barros) Porque Dele e por Ele (Diante do Trono)”

EDIFICAÇÃO: Domingo da Ressurreição – O Dia que Mudou a História Humana. Lucas 24.1-11   “ Por que vocês estão procurando entre os mortos àquele que vive?  Lucas 24.5b

Esta pergunta que os anjos fizeram as mulheres que foram ao sepulcro aquele domingo da ressurreição  sugere para nós que, depois da morte de Jesus na sexta-feira chamada “ da paixão até chegar o domingo pela manhã que é chamado  Domingo da Ressurreição O MUNDO MUDOU COMPLETAMENTE.  HOUVE UMA MUDANÇA DE PARADIGMA.
Um Novo Mundo, um Novo Tempo e uma Nova Época. Um Novo Horizonte de possibilidades, ou seja, UM NOVO MUNDO!

As mulheres acharam que o sábado era apenas mais uma pausa para o “ shabatt”  o dia sagrado, de jejum para os judeus, e no domingo tudo voltaria ao normal: do mesmo jeito, da mesma realidade. Mas aquele domingo era diferente: ERA O DOMINGO DA RESSURREIÇÃO!

O que estas mulheres foram fazer lá no túmulo domingo pela manhã?
Lucas 24.1O Costume judaico no sepultamento os corpos tinham que ser lavados, purificados, perfumados, ungidos, e depois, envoltos em Pano de Linho Branco.
Mas Jesus morre na sexta –feira na hora nona(três da tarde), e é apenas envolto em lençóis e colocado em um túmulo emprestado por José de Arimatéia(assim conhecido por nascer na Cidade de Arimatéia. Um homem rico,  membro ilustre do Sinédrio que não concordou com a condenação de Jesus).
As mulheres então compram as especiarias aromáticas, os perfumes e os óleos, para a unção e purificação do Corpo de Jesus. E ficam aguardando o domingo chegar.
Chegando ao sepulcro encontram anjos que fazem a pergunta: “ Porque vocês procuram entre os mortos Aquele que está vivo?”  ELE RESSUSCITOU! Não está mais aqui!

Na realidade os anjos estão dizendo DUAS COISAS muito importantes:
A vida não acaba na sexta-feira. A vida é mais do que esta coisa efêmera(Temporária). E NÃO É O LUGAR AONDE A GENTE CHEGA, É O LUGAR ONDE DEUS NOS LEVA. Quando chegamos à sexta– feira da morte, Ele nos leva ao domingo da RESSURREIÇÃO.     Outra coisa: Nesta vida Deus nos leva ao Seu descanso. No sábado (shabatt) ninguém trabalha. Só Deus!  E Ele trabalha para nos levar a Eternidade.

Sempre pensamos que tem que ter mais que isto. E tem! Fique tranquilo! Mas não vamos chegar lá sozinhos! É Deus quem nos leva para lá!Algumas pessoas chegam até a sexta-feira. Correndo. Para tentar se superar. Tentar se aperfeiçoar.  Vai dando certo e até algumas coisas melhoram, através da educação, esclarecimento.  Mas…Chega uma hora que chegamos no limite que é possível ao ser humano. Chega um momento que é só Deus. Chega o momento de nos rendermos. E dizer: Deus eu me rendo. Não aguento mais. Não aguento mais esta vida. Cansei de buscar. De tentar conquistar. Cansei de fazer por merecer. Prometi para mim mesmo e só quebrei as minhas promessas. Hoje eu decidi:  Me lanço em suas mãos. Entro no sábado do descanso. Quando fazemos assim, chegamos à sexta-feira no fim da tarde, começa o shabatt e Jesus diz:   Entra no descanso de Meu Pai. Porque o Pai vai nos levar para o Domingo da Ressurreição! A beleza desta história da Ressurreição é que falamos muito da sexta-feira da paixão e do Domingo da Ressurreição e que esquecemos  do shabatt que é o sábado do descanso.

A importância do sábado do descanso:  Admitimos que chegamos ao limite, e então Deus trabalha. E assim como Jesus dizemos na sexta-feira: “Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espirito!” E então caímos em Suas mãos e o domingo amanhece com aquilo que Deus fez.

Três tipos de pessoas que vivem hoje:
1º) Gente que vive a correria da sexta-feira.
2º)Tem muita gente que no sábado está atolado no mundo dos mortos vivendo do passado.
3º) Tem gente que está no sábado de descanso esperando por Deus em coisas novas e viverá o DOMINGO DA RESSURREIÇÃO!

O domingo da Ressurreição é um Novo Mundo. De um novo jeito. Com um novo olhar. Uma Nova Dimensão de Relações.

APLICAÇÃO:  Sabe qual era o problema das mulheres que foram preparar o Corpo de Jesus?

Elas achavam que o sábado era apenas um intervalo entre a sexta-feira e o domingo e tudo continuaria da mesma forma.

Os Benefícios do Shabatt não é somente o Descanso, mas um momento para confiar em Deus e ser transformado.

E este descanso em Deus não é somente uma pausa para se revigorar e voltar na sexta-feira. Mas um momento de ser transformado por Deus e dar um salto de qualidade para sua vivencia espiritual e para sua caminhada existencial.

É você ser transformado no shabatt  para que sua vida seja um DOMINGO DE RESSURREIÇÃO

Quando dissemos a Deus: Morri e não aguento mais e me entrego totalmente. O Pai te leva para o shabatt  e opera coisas que nem imaginamos: “ Coisas que vão além de nossos pensamentos. Coisas que não conhecemos. Recursos que ainda não recebemos. Aprendizados que ainda não tivemos. Oportunidades que ainda não chegaram. Contatos que ainda não tivemos.

CONCLUSÃOEsta é a Nova da Ressurreição.  NÓS PODEMOS SER PESSOAS DIFERENTES. PODEMOS SER PESSOAS RESTAURADAS. NÓS PODEMOS SER PESSOAS TRANSFORMADAS PELO PODER DA RESSURREIÇÃO DE JESUS!

CELEBREMOS O DOMINGO DA RESSUREIÇÃO.  CRISTO VIVE!