FIDELIDADE – A CARACTERÍSTICA DE QUEM SE PODE CONFIAR

SUGESTÃO QUEBRA-GELO“Nada de esplendido jamais foi atingido, exceto por aqueles que ousaram acreditar que algo dentro deles era mais forte que as circunstancias.”  Seus alvos e desejos mudam por causa das circunstâncias? Ou teus sonhos e convicções são maiores, que as circunstâncias?

LOUVOR/ADORAÇÃO:  Toma o teu Lugar (Diante do Trono) Maravilhado (Nivia Soares)

EDIFICAÇÃO:  Fidelidade – A Característica de quem se Pode Confiar. Gálatas 5.22:  “Mas o fruto do Espírito é: Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fidelidade, 23: Mansidão, Domínio Próprio. Contra estas coisas não há lei.”

Terminando esta serie de pregações sobre o “Fruto do Espirito” vamos falar hoje sobre :  FIDELIDADE, que é a qualidade de quem é digno de confiança, constante.  Fidelidade é uma qualidade rara. “Um homem fiel, quem poderá achar.”  (Provérbios 20.6)

Por que Fidelidade é tão importante?

1. Porque Deus é Fiel. No Salmo 33.4 lemos: “Ele (Deus) é fiel em tudo o que faz.”      Considerando que Deus deseja que sejamos iguais a Ele, temos que aprender a sermos fieis.
  2. Ser Fiel torna a vida muito mais fácil.  A Infidelidade é a causa de muitos problemas na vida. Observe o que declara Provérbios19: “Como dente estragado ou pé deslocado é a confiança no hipócrita na hora da dificuldade.”  Ter pessoas inconstantes, infiéis em nossos relacionamentos é extremamente frustrante.      Você pode ser talentoso, educado e criativo, mas, se não for confiável, seus talentos não valem grande coisa.
  3. Deus recompensa a Fidelidade. A Bíblia diz que o homem fiel será ricamente abençoado. Por esta razão é que Deus deseja nos ensinar, nos fazer pessoas fieis.

SETE ATITUDES PARA DESENVOLVERMOS FIDELIDADE

1. Cumpra suas promessas. “Como nuvens e ventos que não que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba de dádivas que não fez.”  (Provérbios 25.14)   Você conhece pessoas assim? Fazem promessas, mas nunca cumprem. Dizem: “Pretendo fazer”, mas não fazem. Às vezes como pais prometemos coisas aos filhos e nunca cumprimos. Criamos filhos ressentidos por promessas quebradas. Maridos e esposas que não cumprem suas promessas. “Seja o seu falar, sim, sim, não, não.” ( Mateus 5.37)
  2. Use seus talentos“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”  (I Pedro 4.10) Deus nos deu dons, para contribuirmos como instrumento Dele para outras pessoas. A fidelidade não depende do que você não pode ou não tem, mas daquilo que você faz com o que tem.
  3. Aproveite bem o Tempo. (Efésios 5.15-16)  O melhor que você tem a fazer com seu tempo é investi-lo em algo que dure mais que você. Para se tornar pessoa mais fiel, você deve abandonar pensamentos do tipo: “Quando der…” Deus está dizendo para ser fiel hoje. Com o que Ele te deu. Por isto valorize seu tempo.
  4. Fique ao lado dos seus amigos. “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade .” (Provérbios 17.17)  Quando as coisas ficam difíceis, o verdadeiro amigo não enxerga o outro lado, mas ajuda a chegar lá! Uma pessoa fiel fica do lado se seus amigos. Lealdade é um grande tesouro. Cria fidelidade.
  5. Administre bem seu dinheiro. (Lucas 16.11) A verdade é que a maneira de lidar com suas finanças determina grande parte do que Deus pode fazer em sua vida.    Pessoas fiéis em suas finanças: Contribuem regularmente. Planejam suas contribuições.
  6. Faça o melhor no trabalho. (Colossenses 3.23 / Lucas 16.12) Fidelidade é afetada por sua atitude nas pequenas coisas, como: Fiel nos compromissos.   Fidelidade também é afetada pela forma como lidamos com o que não é nosso.
  7. Assuma um compromisso em uma igreja. (Romanos 12.5) Quando você se torna um cristão, assume um compromisso com Jesus Cristo. Então, pode se tornar parte de um corpo local de cristãos comprometendo-se com estas pessoas. Isto é filiação eclesiásticaum compromisso com outros cristãos.
    João 13.35: “ Com isto todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.”

Uma maneira de expressar amor é pela Fidelidade para com os outros.

Fernando Lojudici é Pastor da Igreja Batista Água Viva de Mauá