O DEUS DADIVOSO


SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO:  “ Se você pudesse gastar o resto de sua vida fazendo o que gosta, o que faria?”

LOUVOR/ADORAÇÃO:       “ Maravilhosa Graça(Drops) Nada além do sangue   (Fernandinho) Lugar Secreto(Gabriela Rocha)” Faça cópia das canções para que todos participem. 

DIZIMOS/OFERTAS: A oferta dos Príncipes: “No dia em que Moisés acabou de levantar o tabernáculo, e o ungiu, e o consagrou e todos os utensílios, bem como o altar e todos os seus pertences, os príncipes de Israel, os cabeças da casa de seus pais, os que foram príncipes das tribos, que haviam presidido o censo, ofereceram e trouxeram a sua oferta perante o Senhor… Números 7.1-3.

Este capítulo é o mais longo do livro de Números e um dos mais longos de toda a Bíblia.E quando o lemos, o que vemos não é nada além de uma lista de pessoas que deram ofertas. 

Porque Deus deu tanto espaço para esta relação de ofertas?

A primeira razão é porque eles são príncipes. Isto nos mostra que a oferta de príncipes tem uma atenção especial de Deus.  Tudo isto foi escrito por causa de nós. Hoje, fomos feitos estes príncipes e precisamos demonstrar a nossa nobreza quando entregamos a nossa oferta.

O Senhor deseja que seu povo tenha a nobreza de príncipes. Em Efésios 4.1 o Apóstolo Paulo diz “ que devemos andar de acordo com a nossa vocação.”

Fomos chamados para sermos Reis e Sacerdotes. Nossa oferta é registrada diante de Deus porque é a oferta de Reis e Príncipes.  Alguns princípios deste texto: 

  1. Ofertaram voluntariamente. (Números 7.3) Aqueles príncipes de Israel não foram convocados para ofertar. Fizeram isto voluntariamente. Os príncipes percebem o momento que devem ofertar.
  2. Ofertaram para tornar a obra leve. “Moisés recebeu os carros e os bois e deu aos levitas.” (Números 7.6). Os carros e os bois foram dados aos levitas para facilitar o trabalho deles no tabernáculo. Eu creio que hoje também o Senhor deseja que ofertemos para facilitar o ministério, para que o alcance seja maior em menor tempo.
  3. Ofertaram por amor ao altar. (Números 7.10). Hoje, o altar onde o Cordeiro foi imolado é a cruz. Quando amamos a mensagem da cruz, nossa nobreza se manifesta.

EDIFICAÇÃO:  O DEUS DADIVOSO. “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes,  em quem não existe variação ou sombra de mudança.”  (Tiago 1.16-18).  Dádiva é uma palavra derivada do latim que significa donativo.”  Dádiva representa aquilo que é dado, um presente ou uma oferta. Dádivas divinas:

  1. A DADIVA DA VIDA PLENA. A morte é mais universal que a vida; todo mundo morre, mas nem todo mundo vive.” (Alan Sachs). Quando falamos em vida plena e eterna, precisamos saber de que se trata de um tema profundo.  Deus, o nosso Grande Doador, além de ter nos dado a vida bios(física), também nos deu a vida zoe(vida plena, perfeita, a vida eterna).  Esta vida plena nos é dada de forma gratuita. Não se compra. Recebemos pela graça de Deus, mediante nossa fé e nosso arrependimento.
  2. A DADIVA DA MISSÃO. …Oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito…”  (2 Ts. 1.11).  Deus criou você com um propósito maior, que ultrapassa sua existência, subsistência. Você está aqui para completar a obra de redenção da humanidade iniciada por Jesus. Em essência, seu maior negócioé cuidar das pessoas. Esta é a sua missão.                                                                                  
  3. O DOADOR DOS SONHOS. Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espirito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.” (Joel 2). Deus é um sonhador. Ele sonhou com o mundo e sonhou comigo e contigo. Ainda que o homem seja ingrato e rebelde, Ele continua sonhando. Por esta razão que você está vivo hoje. Deus é também o  Doador de Sonhos. (Salmos 126.1-2).
  4. A DADIVA DA VITORIA. Em Romanos 8.37 o Apóstolo Paulo diz que “ em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”Você nasceu para a vitória! As pessoas precisam ver Deus em sua vida através de um viver vitorioso que só Ele pode nos dar.
  5. A DADIVA DO PODER. “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo…”  (Atos 1.8). Deus nos deu poder que procede Dele. Creia que você pode empreender, realizar e conquistar, pois Ele o capacita para isto! Apenas o Grande Doador poderia compartilhar Seu poder em tal dimensão com Sua criação.

APLICAÇÃO: Você tem vivido esta vida plena? Você já aceitou a sua missão de vida? Você tem sonhos de Deus em sua vida? Você acredita que já recebeu sua vitória das mãos do Grande Doador? O que você fará para abençoar mais vidas com as vitórias generosas do Senhor?

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá

Share

Web Design: