O SEGREDO DO CONTENTAMENTO


EDIFICAÇÃO PARA A CÉLULA:  01 À 07  OUTUBRO DE 2017 

TEMA: “O SEGREDO DO CONTENTAMENTO”   PR. SILVIO GALLI 

SUGESTÃO QUEBRA GELO: “ Deus não quer  algo de nós. Ele simplesmente nos quer!” C.S.Lewis  Você entende isto? 

LOUVOR/ADORAÇÃO: “Aquele que está feliz(Comunidade de Nilópolis)  Tu me faz feliz (Atmosfera de Adoração) Mais que abundante(André Valadão)” Faça cópia das canções. 

DIZIMOS/OFERTAS:  Duas atitudes que o Senhor observa!  Pr. Fernando Lojudici

Evangelho de Marcos 12.41: “ Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias.42: Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas de cobre de pouco valor.43: chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos.44: todos deram o que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía.”

  • Ele observa nossa voluntariedade e disposição. “vindo, porém, uma viúva pobre…”
  • Ele observa o lugar que ocupa em nossa vida. “ porque todos ofertaram o que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía.”

EDIFICAÇÃO: O SEGREDO DO CONTENTAMENTO. Filipenses 4.11:  “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 12: tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstancias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundancia como de escassez;13: tudo posso naquele que me fortalece.”

Ter sonhos e planos são coisas boas. O segredo é saber esperar: As coisas mudarem. Os sonhos se materializarem. A promessa se realizar.  Aprenda a aproveitar o momento que  está vivendo.  Ficar descontente não vai fazer as coisas acontecerem  mais rápido. Quando estamos descontentes estamos desonrando a Deus. As vezes estamos tão focados naquilo que queremos que vemos como comum aquilo que temos.

A atitude correta é o contentamento na espera. O contentamento não é automático: aprendi a viver contente em toda e qualquer circunstâncias…” Perceba que o Apostolo Paulo teve que aprender o contentamento. Não acontece automaticamente. É uma escolha que temos que fazer. Mas, estar contente não significa que não queremos mudar, que desistiremos de nossos sonhos. Significa que nós confiamos em Deus. Sabendo que Ele está trabalhando por trás das cenas e na hora certa, Ele vai nos levar onde deveríamos estar.

Algumas coisas não vão mudar até que mudemos. Filipenses 1.6: “Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

Quando estamos contentes estamos crescendo. Estamos desenvolvendo o nosso caráter e a . Você não cresce nos tempos bons, quando tudo está saindo do teu jeito. Você cresce na pressão.

Passar no teste é estar contente na fase que estamos. Todos os teus sonhos ainda não se realizaram, mas você pode escolher aproveitar o tempo em que você está. Isto é passar no teste. É permitir deixar Deus trabalhar. Ao invés de Deus mudar a situação, deixa Ele mudar você!Há algo errado se estamos sempre descontentes: Não gosto deste emprego. Deste apartamento Meu negócio está muito ruim. Isto só vai te manter você onde esta. Ou pior: você não vai chegar onde deveria estar.

Os planos de Deus não é apenas o nosso conforto, mas nos fazer crescerOs planos de Deus para as nossas vidas não são apenas nos deixar mais confortáveis. O plano principal de Deus é nos fazer crescer, nos amadurecer. Você pode não gostar onde está. Mas, você não estaria onde está, se Deus não tivesse um plano para isto.

Você precisa treinar a sua mente para ser grato com aquilo que tem. Por isto o Apostolo Paulo disse: Eu aprendi a estar contente.” Você tem a graça que precisa para viver contente sempre. Não deixe sua felicidade baseada no que você tem ou no que você não tem.  A vida será libertadora quando você dizer:  “ Estou contente como Deus me fez ser. Com minha aparência. Onde estou na vida. Com os meus dons. Minha posição. Minha carreira. Meus relacionamentos.

A tragédia da vida é estar sempre insatisfeito. Uma pessoa contente ninguém pode parar.

Alguns exemplos: Davi: Ele passou anos nos solitários campos tomando conta das ovelhas de seu pai. E ele já tinha sido escolhido para ser o próximo Rei de Israel, pois já tinha sido ungidoPor estar contente nos campos ele chegou até o trono. Até o palácio. Davi passou no teste, do contentamento em toda e qualquer circunstancia. Ele floresceu onde estava plantado.

Maria: Contente quando o anjo disse: Você é uma grande favorecida. Apesar da gravidez. Viajando em um burrinho desconfortável. Em dar a luz em um celeiro com vários animais. 

O Apóstolo Paulo: Escreveu boa parte do Novo Testamento em uma cela na prisão.

Quando você estiver decidido em viver contente:

Prisões não podem parar você. Jumentinhos não vão poder parar você. Campos solitários não vão poder parar você!

CONCLUSÃO:  Você tem a graça que precisa para cada temporada.

Agora faça a sua parte no processo e escolha em estar contente.  Você pode estar vivendo seu melhor momento agora mesmo, mas não está aproveitando por que está focado no fardo e de como é difícil é esta nova responsabilidade.

Você está perdendo a beleza deste momento e a alegria do agora.

Não passe sua vida sempre querendo outra coisa. Veja o presente que você tem agora mesmo e viva agora dias maravilhosos! Floresça onde estás plantado!

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá
Share

Web Design: