QUANDO DEUS FOR CONTRA NÓS?


EDIFICAÇÃO PARA A CÉLULA    -Semana de  02 à  08 de Julho  2017

TEMA:  “QUANDO DEUS FOR CONTRA NÓS?” PR. SILVIO GALLI  

DICA DA CÉLULA“Um verdadeiro líder de célula tem um coração de pastor. Ele não desiste das ovelhas que deixaram a célula. O segredo da multiplicação é fechar a porta de trás.”

 SUGESTÃO QUEBRA GELO“Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento de amanhã, mas sim apenas esvazia a força de hoje!” (Charles Spurgeon) Como estão suas forças hoje?

LOUVOR/ADORAÇÃO:  “Foi na cruz(André Valadão) Preciso de Ti(Diante do Trono) Bem mais que tudo(Aline Barros).   Faça cópia das canções para que todos participem.

EDIFICAÇÃOQuando Deus for  contra nós?  “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia!” (Provérbios 28.13)                       Só tem uma coisa que nos é ensinado na Bíblia que coloca Deus contra o Seu povo. E não é o pecado, mas o pecado oculto. O pecado não tratado. O pecado não resolvido. Pecado escondido! Não há maior tolice que tentar esconder o pecado de Deus. Davi tentou. Quando adulterou com Bate-Seba. Seus ossos secaram, e seu vigor se tornou em sequidão de estio. (Salmo 32).  Caminho da cura é o arrependimento e confissão.   (I João 1.9).

No livro de Josué há o relato de como Deus cumpriu as promessas ao seu povo dando a eles a terra que havia prometido. Todavia, Deus disse o seguinte ao povo: vocês podem tomar todos os despojos. Menos o que for valioso, como ouro e prata e pedras preciosas, pois para vocês é anátema. Pertence ao Senhor.  Mas, infelizmente, um homem chamado Acã, desobedeceu a ordem de Deus. Este relato está no livro de Josué no capitulo 7, onde vamos aprender que só existe uma coisa que coloca Deus contra o Seu povo: O pecado oculto. Vamos então dividir o capitulo 7 em seis partes, todas elas começando com a letra D, para facilitar nossa compreensão e memorização:

  1. DESOBEDIÊNCIA: (Josué 7.1-4) Com a desobediência provocamos a ira de Deus. Mas, a ira de Deus, não é como a raiva humana. A ira de Deus é a Sua reação justa. É a reação da Sua natureza santa e justa contra a desobediência da Sua criatura. Deus continua se irando contra a iniquidade de Seu povo. E, como fazemos parte do mesmo corpo, a igreja, o meu pecado atinge todos. A ira de Deus se acendeu contra o povo por causa do pecado de Acã. O pecado começa pelos olhos. Colocamos nossos olhos naquilo que não é licito. Depois vem a cobiça. Por onde a cobiça entra? Exatamente pelos olhos. “Olhou e cobiçou.” Depois vem o tomar. Aquilo que é desejo vira ação. Tomou o que não podia, e então vem… Esconder o rastro. Acã tinha consciência do seu erro, e trouxe maldição para sua casa e seu povo.
  2. DERROTA: (Josué 7.2-5) Quando Deus era com Israel, eles derrotaram uma cidade do tamanho de Jericó. Sem Deus não conseguiram lutar contra uma pequena cidade chamada Ai. Porque o segredo das vitorias do povo de Deus é a presença Dele. Deus é quem da sabedoria e inteligência aos lideres. Quando perdemos a Sua presença, ficamos como o povo de Israel  Arrogante, achando que os inimigos são fracos. Então a derrota vem.
  3. DESESPERO: (7.6-9) Josué então, entrou em desespero, pois não sabia a razão da derrota. Então, ele fez o que todo líder deve fazer em um momento como este. Se ajoelhou diante de Deus, e se quebrantou. Sabe qual é o único argumento que prevalece com Deus? Quando argumentamos em prol da Sua Glória!  Josué clamou assim: “ Senhor, se perdermos a guerra é o Teu nome que vai sofrer, pois os inimigos dirão que o Senhor nos tirou do Egito, mas não tem poder para nos dar esta terra, para cumprir as Tuas promessas. Então é o Teu Nome e a Tua Glória que esta em jogo.” A desobediência que trouxe a derrota, que trouxe o desespero que levou o líder Josué em lagrimas perante o Senhor, clamando por Sua Glória, leva-o a…
  4. DIREÇÃO: (Josué 7.10-15) Apesar da ira contra Seu povo, Deus não os abandonou. Deus não ficou distante e nem virou as costas da Sua aliança com Seu povo. Deus ouviu a oração de Josué dando a seguinte direção: Levanta-te! Agora não é ora de orar, mas sim de agir. Oração não substitui arrependimento, mudança de vida. Tem que consertar o que você fez de errado. Então, Deus diz:  Vou te revelar o que aconteceu. Santifique o povo para amanhã, pois você vai tirar a sorte: Primeiro vou escolher uma tribo das doze de Israel. Depois uma família e desta família um homem. E este homem que Eu indicar é o responsável pala derrota de Israel. E ele deve ser disciplinado. Deus não podia dizer logo o nome de Acan? Mas, ao ir tirar sorte, Deus queria dar a oportunidade de Acã se arrepender. Primeiro foi a desobediência, que trouxe a derrota que levou ao desespero, mas que trouxe a direção e os levou a…
  5. DESCOBERTA: (Josué 7.16-22) Nestes versículos temos o relato que Deus cumpriu Sua promessa de identificar aquele que era a causa da derrota do Seu povo. Deus disciplina a quem ama. A prova maior do amor de Deus, não é deixar você fazer o que você quer, mas é Ele te corrigir, chamar sua atenção, trazer você ao arrependimento e mudar sua vida. Esta é a maior prova do amor de Deus para nós.
  6. DISCIPLINA: (Josué 7.23-26) Alguém pode perguntar porque Acã teve que passar por tudo isto mesmo depois que ele confessou a verdade? Porque perdão não é isenção. Deus nos perdoa no sentido de que Ele não vai mais nos condenar a perdição, por causa da morte de Jesus na cruz. Porque Ele nos ama. Para que nós e a igreja veja e tema.

COMPARTILHAMENTO: Voltemos ao evangelho da cruz. Não haverá retorno se não tratarmos esta questão dos pecados ocultos. Peça como Davi: “Sonda-me o Deus e conheces o meu coração. Prova-me e conheces o meu pensar. E vê se há em mim, algum caminho mal, e leva-me a caminhos eternos!” Ministre os dízimos e ofertas e a Ceia.

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá
Share

Web Design: