REINO DE DEUS: REALIDADE OU UTOPIA?

EDIFICAÇÃO PARA A CÉLULA

Semana de 16 a 22 de Abril de 2017

TEMA: – “REINO DE DEUS: REALIDADE OU UTOPIA?”   PR. SILVIO GALLI

SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO: “ Deus cria a partir do nada. Portanto, enquanto o homem não for nada, Deus não poderá fazer nada com ele!”   (Martinho Lutero).  O que Deus tem feito em você, por você, através de você, apesar de você?”

LOUVOR E ADORAÇÃO:   “ Eu te Louvarei(Ronaldo Bezerra) Poder do Teu amor(Diante do Trono) Porque Ele vive(André Valadão)” Faça cópia dos cânticos para que todos participem.

EDIFICAÇÃO:   Reino de Deus: Realidade ou utopia?  Hebreus 11.1: “ Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

• O que é utopia? O dicionário Houaiss define utopia como: “ Qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal comprometidas com o bem estar da coletividade.”  Aprendemos desde cedo a um conceito falso de Utopia: algo inatingível, distante, irrealizável, ilusório. Nada pode ser mais falso do que isto.  “A Utopia deve ser vista como uma realidade ainda não conquistada. A esperança de que aquilo que não é, não existe agora, pode vir a ser, tornando realidade presente aquilo que precisa acontecer.” (Pedrinho Guareschi). Uma olhada ainda que superficial no texto bíblico nos revela que a utopia ocupa um lugar importante na caminhada de fé. Afinal, a fé é possivelmente a maior das Utopias que se pode alimentar na experiência cristã.
  • A Bíblia Sagrada é um livro de Utopias. Sendo Utopia algo imaginário, aquilo que não é, não existe, e que pode tornar a vir ser realidade, concluímos então que a Bíblia Sagrada é um livro de Utopias.11.1:  “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”  Fé é a mais significativa de todas as Utopias. Fé é aquilo em nós que nos coloca em movimento. É a única forma de se continuar andando quando o caminho acaba. Algumas das Utopias da Bíblia Sagrada:  Salmo 105.37-41 – A Travessia do Mar Vermelho – A derribada dos Muros de Jericó – O povo de Israel 40 anos no deserto(teve suas necessidades básicas supridas/Sendo alimentado pelo maná/ Bebido água da Rocha/ Ninguém ficou doente). Salmo 105.37: “ Então, fez sair o Seu povo, com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia um só inválido.”
    A Bíblia é um livro de Utopias. E vai de Genesis até Apocalipse. Falando de Utopia divina e a humana que é a nossa utopia.
  • Jardim do Éden- A Utopia de Deus. Um lugar perfeito, um ambiente perfeito de harmonia, paz e felicidade. Como se chama isto no Genesis?  É o Jardim do Éden. Deus diz assim: Você Adão junto com a Eva, devem crescer, multiplicar e povoar a terra. E mais: Devem dominar: Sobre os peixes. Sobre as aves dos céus. Sobre os animais selvagens. Sobre toda a terra e toda criação. Está é a Utopia de Deus e a do primeiro casal. O que Deus está dizendo para o primeiro casal é que eles deveriam levar adiante o Jardim e transformar toda a terra em um Jardim habitado. Mas, façam a minha vontade. Não tentem fazer isto sozinhos. Não tentem fazer sem mim.  E o que aconteceu lá? Nós transformamos o Jardim e fomos parar em um deserto.  A utopia de Genesis fracassou. Então, Deus recomeça a Utopia com Abraão: “Abraão vem comigo. Eu tenho uma Utopia e quero fazer de você uma grande nação.” Quero levar você de volta ao Paraiso. Como se chama este Paraiso?  Canaã! Onde manam leite (fartura) e Mel (prazer e satisfação). Onde há paz e prosperidade para todos. Mas, Deus diz a Abraão:  “ Ande em minha presença e sê perfeito.”  Quando todo o povo já estão assentados em Canaã, vivendo em prosperidade, vão até ao profeta Samuel e dizem: “Queremos um Rei.” O profeta Samuel tenta persuadi-los desta ideia mostrando a eles que o seu Rei e o próprio Deus que governa através de seus ungidos, Deus diz a Samuel: “Samuel não se entristeça pois, eles abandonaram você, mas a mim.” Assim a Utopia de Canaã também fracassou.
  • Jesus veio fazer a Utopia de Deus se tornar realidade. Lucas 4.16: “Indo Jesus para Nazaré, onde fora criado, entrou, em um sábado, na sinagoga, segundo o Seu costume, e levantou-se para ler.  17: então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: 18: O Espirito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,19: e apregoar o ano aceitável do Senhor. 20: tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos Nele. 21: então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.” Jesus diz: “ Eu destruir a serpente e com meu sangue vou comprar gente de toda raça, língua, tribo e nação.”  Vou construir o Reino para meu Pai. Este Reino não terá fim. Eu vou governar!
  • Igreja a Comunidade das Utopias de Deus. (Apocalipse 5.9-10) Sabe como chama o povo de toda língua, raça e nação? Igreja! Corpo de Cristo!  E esta igreja faz três coisas: 1º) Julga (Ap.20.4) Julgar no sentido de trazer revelação do que é certo e errado, bem e o mal. 2º) Reina (Ap. 5.9)  Não somente traz a justiça e luz, mas Ele Reina. Governa. A vontade do Pai. 3º) Sacerdote (Ap. 20.6) O Sacerdote é que leva aos homens a presença de Deus, e que traz Deus a presença dos homens. Traz o Reino de Deus a terra. O Reino de Deus é o espaço de tempo entre a Ressurreição e a volta de Jesus. Ele está reinando na história. Aleluia! Como sacerdotes queremos expandir este Reino: Orando, indo e ofertando. Oferte agora.  Agora ministre a ceia do memorial e da cura! I Coríntios 11.23.