SENDO UMA PESSOA MAIS AMOROSA


SUGESTÃO QUEBRA-GELO:

“A mente que se abre a novas ideias jamais voltará ao seu tamanho original!” Tem pessoas que fecham a mente por não aceitarem mudanças! Você conhece pessoas assim?

LOUVOR/ADORAÇÃO: “Aquele que está feliz/ Quão lindo este nome é/ Seja Exaltado

EDIFICAÇÃO:  Sendo uma Pessoa mais Amorosa.

Gálatas 5:22= “Mas o fruto do Espírito é: Amor, Alegria, Paz, Paciência, Benignidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão e Domínio Próprio…”

Nestas próximas semanas estaremos falando sobre as características do Fruto do Espírito.

O Amor – Em primeiro lugar está o Amor que provavelmente é a palavra mais mal compreendida. Usamos a palavra Amor para uma porção de coisas(Amo meu país/Meu cachorro/Amo pizza).  Diluímos seu significado por excesso de uso. Os equívocos sobre o Amor:

Primeiro Equivoco= Amor com sentimento. O verdadeiro amor produz sentimento, mas é mais do que isto. Amar é uma questão de escolha. (Colossenses 3.14)

Segundo Equivoco= Amor incontrolável. Jesus nos mostra que é controlável, pois Ele ordenou que nos amássemos. Amar é uma questão de conduta. (1 João 3.18)

Cinco passos para nos tornarmos uma Pessoa mais Amorosa:

  1. EXPERIMENTE O AMOR DE DEUS. (Efésios 3.17-18)

Antes de amar os outros, devemos sentir e compreender o profundo amor de Deus por nós.  Lemos em Efésios 3:17-18=“ Oro para que Cristo se sinta mais e mais à vontade em seus corações, morando em vocês à medida que confiarem Nele. Que vocês aprofundem suas raízes no solo do amor maravilhoso de Deus; e que possam ser capazes de sentir e compreender, quão extenso, quão largo, quão profundo e quão alto é, na realidade é o Seu amor e por si mesmos experimentar este amor. ” Deus quer que sintamos e compreendamos o Seu Amor. Por que é importante se sentir amado por Deus? I João 4.19:  “amamos porque Deus nos amou primeiro” Porque pessoas não amadas geralmente não são amáveis. Quando alguém não se sente genuinamente amado, não sente vontade de amar.  Por esta razão, precisamos experimentar o amor de Deus. É este exemplo que devemos seguir.

  1. PERDOE SEUS INIMIGOS.  Colossenses 3.13: “ Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns aos outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” É impossível amar alguém completamente e, ao mesmo tempo, ressentir-se com outra pessoa: “Não posso realmente amar minha esposa se estiver com raiva de meus pais.” Você não pode dar total amor quando seu coração está dividido. As pessoas só te magoam se você permitir. Sempre que você se ressente contra alguém, lhe dá um pedaço do seu coração. Você lhe dá um pouco de sua atenção, um lugar no seu coração.
  2. PENSE COM COMPAIXÃO. Filipenses 2.4-5:  “ Não pensem unicamente em seus próprios interesses, mas preocupem-se também com os outros e com o que eles estão fazendo. A atitude de vocês deve ser semelhante aquela que nos foi mostrada por Jesus Cristo.” Pensar com compaixão, significa começar a se preocupar com as necessidades, os sofrimentos, os problemas, os desejos e os objetivos das outras pessoas. Dissemos que os pensamentos determinam emoções. Quando mudamos a maneira de pensar sobre determinada pessoa, gradualmente mudamos o que sentimos por ela.
  3. AJA COM AMOR. Você acha que é possível amar alguém de quem você não goste? O fato é que a vida esta cheia de pessoas das quais nós não gostamos. As vezes, não gostamos do jeito que elas falam. Da maneira que agem. Como se vestem. Todavia, em geral, tendemos a não gostar das pessoas que não gostam de nós. Como aprender amar este tipo de pessoa? Ame-as por fé. Que ama pela fé, age para sentir. Jesus jamais exigiu um afeto caloroso por todos. Não precisamos gostar de todos, mas temos de amá-los.
  4. ESPERE O MELHOR. O último passo para aprender a amar os outros talvez seja de alguma forma, o mais difícil: esperar o melhor deles. I Coríntios 13.7: “ Se você amar alguém {…} sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele.”  O amor é contagioso e muda as pessoas. Trate-as como você gostaria que fossem.

APLICAÇÃO: Alguns dizem que “o amor perdido não volta mais.” Mas podemos recuperar estes sentimentos se decidirmos fazê-lo. Seus pensamentos e atos produzirão sentimentos de amor. Apocalipse 2.4-5: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te  e volta à prática das primeiras obras.” Cristo aqui fala de um amor que estas pessoas perderam:  O amor de Deus. Como ressuscitar este amor?   “ Lembra-te de onde caiu. Arrependa-se. Faça as coisas que fazia no principio.”  Comece dizimando e ofertando!

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá

Share

Web Design: