TEMPO DE MUDANÇA TEMPO DE FÉ

EDIFICAÇÃO PARA A CÉLULA – Semana de 30 de Julho à 05 de Agosto de 2017

TEMA: “TEMPO DE MUDANÇA TEMPO DE FÉ” PR.FERNANDO LOJUDICI

SUGESTÃO QUEBRA GELO: “Frases que NUNCA mais deves disser sendo um cristão: NÃO POSSO (Leia Filipenses 4.13). NÃO TENHO (Leia Filipenses 4.19). TENHO MEDO (Leia II Timóteo 1.7).

LOUVOR/ADORAÇÃO:

DIZIMOS/OFERTAS:  Qual a sua atitude ao entregar o dizimo? Hebreus 7.1: “ Melquisedeque, Rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, de derrotar os reis, e o abençoou; 2: e Abraão lhe deu o dizimo de tudo.”

Quando você entrega o dizimo, não o faz a uma igreja, denominação, a um ministério ou a um homem. Mas, você entrega a Deus. Cristo, o Sumo Sacerdote do Deus Altíssimo, recebe o dizimo exatamente como Melquisedeque fez, com o que lhe Abraão o entregou, e o apresenta a Deus a favor de você. Por Sua Autoridade de Sacerdote, Cristo o abençoa, assim como Melquisedeque fez a Abraão, e as promessas do Senhor feitas a você se cumprirão!

EDIFICAÇÃO:    TEMPO DE MUDANÇA, TEMPO DE FÉ.”

Hebreus 11.6: “ De fato, sem fé é impossível agradar a Deus; porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam.”

O que é Fé? Fé é confiar plenamente em Deus. É confiar que a vontade de Deus para nós é, boa, perfeita e agradável! É saber que Deus vai me dar tudo que preciso e não tudo que eu quero.

É crer que Deus cuida de nós assim como cuida das aves: “Contemplai as aves dos céus: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós maior valor que elas?” (Mateus 6.26).

É confiar na provisão de Deus como as flores do campo confiam: “ Observai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem tecem. Contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles.” (Mateus 6.28-29).

Fé é dizer: Minha vida está em Tuas mãos. Eu confio em Ti. Confio nos Teus cuidados e sei que nada do que me é necessário, vai me faltar!  Por esta razão, tempo de mudança é tempo de fé, pois temos que confiar inteiramente em Deus.

Tempo de mudança é um tempo de fé, por quê?

1. É TEMPO DE ANDAR SEM ENXERGAR. Gênesis 12.1: “ Ora, disse o Senhor a Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e  da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.” Deus convida Abraão para uma grande jornada de fé. Não somos nós que estamos mudando. Deus é o grande promotor de mudanças. Andar sem enxergar é crer que Deus está nos levando para o melhor. É crer no que Deus disse através do profeta Jeremias: “ Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para dar o fim que desejais.” (Jeremias 29.11). Tempo de mudança é um tempo de fé, por quê?
  2. É TEMPO DE CRER NA BONDADE DE DEUS. Quando Deus disse a Abraão: “ Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.” (Gn.12.1) creio que Abraão pensou: “ Com certeza esta outra terra é melhor do que esta onde estou, porque senão Deus me deixaria aqui.”  Crer na bondade de Deus é ter certeza que a mudança que Ele nos propõe é o melhor para nós. É ter a certeza que ninguém tem nada a perder quando anda com Deus! É ter a certeza absoluta que desde quando entregamos nossa vida a Deus, Ele nos levará a mudanças extraordinárias que darão o verdadeiro sentido e valor a nossa caminhada terrena, pois está nos levando a cumprir o proposito para que fomos chamados! Tempo de mudança é tempo de fé, por quê?
  3. É TEMPO DE PERMITIR QUE DEUS NOS MUDE E NOS LEVE PARA UM LUGAR MELHOR. Deus não chama ninguém para uma vida pior do que estamos levando. Sempre melhor. Mesmo que aos nossos olhos, a vida que estamos levando seja boa, muito boa. Podemos contar a Deus os nossos sonhos e depois falar:  “Todavia, seja feita a Tua vontade e não a minha.”  Nossos sonhos são como “castelos na areia da praia.”  As ondas vem e levam.  Mas o que Deus tem para nós e solido. É firmado na Rocha. Tempo de mudança e tempo de fé, por quê?
  4. É TEMPO DE TER DEUS COMO SUFICIENTE. É ter atenção na pessoa de Deus e desfrutar da companhia Dele. Abraão não sabia para onde ia nem o que ia fazer lá. Não sabia o que ia precisar no caminho. Não sabia quanto tempo ia demorar. Então ele precisava ficar o tempo todo perguntando para Deus. conversando com Deus. Desfrutando da presença de Deus. Assim também foi com Enoque: Enoque andou com Deus… (Gn.5.24).  E Deus para si o levou.

COMPARTILHAMENTO: Fé em tempo de mudança é dizer:  “Se o Senhor for, não importa para onde, quanto tempo vai durar, qual é o caminho e seja lá o que aconteça nesta caminhada. Se o Senhor vai comigo, eu vou!  Este é o tempo que Deus tem para nos ensinar, nos moldar, nos capacitar e realizar mudança em nós.
O melhor lugar para ir é onde Deus nos leva. O melhor lugar para ficar e onde Deus está!

Fernando Lojudici é Pastor da Igreja Batista Água Viva de Mauá