UM VIVER QUE NÃO ENTRISTECE O ESPÍRITO SANTO

SUGESTÃO QUEBRA-GELO:  “Se você não age de forma intencional em ir  rumo ao propósito de Deus em sua vida, você está se afastando DELE. A busca do nosso propósito nos leva próximo de Deus!  Você já descobriu o propósito para que fostes criados?”

LOUVOR/ADORAÇÃO: “Toma o Teu lugar (Diante do Trono) Deus é Deus (Helen Caroline)”

DÍZIMOS/OFERTAS:  Dizimo: Lei ou Principio

Algumas pessoas são contra o dízimo, porque ainda não o compreendem. A prática do dízimo é antes de tudo, uma atitude de Fé, estabelecida sobre princípios espirituais de obediência, aos quais, Deus contempla e responde, segundo as suas próprias promessas.

Foi praticado por Abraão ( Gn. 14:20) e Jacó (Gn.28:10) antes da lei. Não havia lei dizendo que eles tinham que dizimar.

O dízimo é antes da Lei, durante a Lei, e até hoje na Graça, continua sendo uma pratica de fé, por aqueles que entenderam o “ Principio de honra a Deus, pelo o que ELE é e faz por nós.

Existem três Pilares que sustentam o dizimo:

Regularidade: Constância, contribuir sempre que o Apóstolo Paulo chama de “ o Firme Fundamento da Fé e Glória.” ( II Co. 9:4).

Proporcionalidade: É uma referencia à proporção que se dá em relação ao que se ganha. (II Co. 8:13) Se todos praticarem este pilar todos ganham e não pesa para ninguém.

Generosidade: Há apenas duas maneiras de responder a Graça: Gratidão e Generosidade.

EDIFICAÇÃO:  Um Viver que não entristece o Espírito Santo. ( Efésios 4:22-31)

Creio piamente que uma das coisas mais maravilhosas da vida cristã é saber que o Espirito Santo habita em nós. Como alegrá-lo?

A resposta é simples: “ Se conhecermos as coisas que entristecem ao Espirito Santo, logo poderemos praticar o oposto, e assim vivermos de fato, para o que fomos chamados, que é, ser o sal da terra e luz do mundo, cheios do Espirito Santo.

O que é entristecer o Espirito Santo?

É desagradá-lo. Dar lugar ao diabo. Não seguir suas direções. Pecar deliberadamente. Ter uma nova vida e viver como velho homem.

O Espirito Santo sendo uma pessoa e, portanto, possuidor de intelecto, vontade e emoção Ele expressa seus desejos, suas intenções e sobretudo os seus sentimentos.

Quatro atitudes para não entristecermos o Espirito Santo

Voltar ao velho homem é uma das coisas que entristecem o Espirito. (Efésios 4:22)
Fomos instruídos que já nos despojamos do velho homem ( concupiscências) e nos revestimos do novo homem (justiça/santidade).  Para livrar-se de continuar praticando coisas que entristecem ao Espirito Santo, é necessário recebermos ajuda de outras pessoas, e principalmente jejuar e orar para se vencer a nossa natureza pecaminosa.  A solução para não deixar-se ser tentado pelas velhas paixões mundanas é encher-se do Espirito Santo.

Falar mentiras é uma das principais coisas que entristecem ao Espirito. ( Efésios  4.25)
As vezes é pratica comum contarmos uma “mentirinha” aqui outra ali. Mas, o principal problema, quando a mentira é utilizada como estratégia para fazer a cabeça dos outros ou para escapar de uma “fria.” Por este motivo é preciso que eliminemos por completo a mentira de nossa convivência, pois o nosso Deus é O Deus da verdade. A palavra nos orienta a falar porque somos membros uns dos outros, e a mentira é uma facada fatal nos vínculos de comunhão. Comunhão existe onde há confiança. Mentira está relacionada com a falsidade.  Tipos de mentira:  Pessoas que tem palavra dupla. Pessoas que acrescenta a própria opinião a um fato.  Pessoas exageradas. Pessoas que omitem.

Dar lugar a ira e, por consequência ao diabo são coisas que entristecem o Espirito.  Quando tomamos atitudes cheios de ira, não pensamos no que fazemos e geralmente fazemos coisas ruis, sem refletir antes nas consequências.  O que leva alguém a ficar irado ou nervoso?   Você fica nervoso todas as vezes em que é frustrado. Quando falta dinheiro.  A ira tirou  Moisés da Terra Prometida. A ira de Saul depois que Davi matou mais inimigos que ele. ( ISm. 18:6-10)

Ter o hábito de falar palavras torpes é uma das coisas que entristecem o Espirito. Ef.4:29 O que Palavra torpe: Critica ferina. Palavrões. Gírias indecentes. Falar demais. Zombaria, que hoje é chamado de bullyng. Lembre-se que a Palavra de Deus aconselha a nos mantermos longe dos zombadores. (Salmo 1:1)

APLICAÇÃO: Não de espaço para o diabo em sua vida. Não ceda sequer um milímetro nesta questão. Não permita nenhuma mentira em sua vida.  Não viva com, MágoaRessentimentoAmarguraDar lugar ao diabo. Isto entristece o Espirito Santo.

“ Não apagueis o Espirito.” (I Tessalonicenses 5.19)