VENCENDO A AMARGURA


SUGESTÃO DE QUEBRA-GELO:  “ Qual seria uma coisa que você mudaria a respeito da maneira que foi criado? ”

LOUVOR/ADORAÇÃO:  “ Maravilhosa Graça(Drops) Que se abram os céus(Nivea Soares)Lugar Secreto( Gabriela Rocha).”   Faça cópia para que todos participem.

 

DÍZIMOS/OFERTAS Atitude que devemos ter para desfrutar da Bondade de Deus. I Reis 17.8-16. Nestes versículos, conta-se a história de uma viúva que não tinha mais nada para comer, nem dar ao seu filho. Deus enviou o profeta Elias para ela dar-lhe de comer.

Três atitudes que esta viúva teve que a levou a desfrutar da Bondade de Deus:

  1. Ela não olhou para as suas necessidades. Vers. 13: “E Elias lhe disse: Não temas; vai e faz primeiro para mim um bolo pequeno…depois fará para ti e para o teu filho.”
  2. Ela creu na palavra do profeta. Vers. 15: “ela foi e fez conforme a palavra do profeta.”
  3. Ela exerceu fé. Vers. 14: “Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará.”

Quando acreditamos no que Deus diz através de seus profetas e exercemos fé, Deus age.

EDIFICAÇÃO: Vencendo a Amargura. Hebreus 12. 14-15: “Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura, que, brotando vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.”

Todos nós passamos por coisas que não são justas: “pessoas nos fazem mal/nos deixam/nos traem.”  Você não pode impedir destas coisas acontecerem com você, mas você pode escolher como você responde a istoVeneno só te fará mal, se você beber!
Quando nos amarguramos, afetamos todas as áreas da nossa vida. A amargura envenena suas atitudes de forma que você veja as coisas de uma forma negativa: Porque falaram isto de mim? Porque eu perdi meu ente querido? Porque aquele amigo foi embora?  Então você está abrindo a porta da amargura!

Você pode ter uma boa razão para estar amargo, mas, se prender a isto só vai piorar:  Vai roubar teus sonhos. Vai roubar tua alegria. Vai roubar a tua alegria.

E o pior é que a amargura pode te afastar do teu destino. Existem pessoas que se amarguram por algo que aconteceu há muitos anos!

Quanto mais você guardar amargura, mas difícil será para se livrar dela.
A chave é perdoar o mais rápido possível. Quando você sente amargura tentando criar raiz, imediatamente, coloque diante de Deus: Estou entregando isto para Ti, Senhor. Sei que o Senhor é o meu justificador. A amargura é com raiz escondida. Você não consegue ver uma raiz. Está escondida.

Mas aqui que está o problema! Uma raiz de amargura produz um fruto de amargura!
Se você tiver uma raiz de amargura ela contaminará toda a sua vida.

Uma das nossas responsabilidades mais importantes é manter nosso coração puro
A vida é muito curta para viver ofendido. Sem perdoar. Amargo com o que não deu certo. É preciso se disciplinar e guardar seu coração, para que a amargura não encontre facilidade em entrar em sua vida.

Você sabe quanta energia é necessário para guardar rancor? Andar por ai ofendido?

Isto é desperdiçar energia valiosa que você precisa para usar para os seus sonhos, seus filhos, para o seu destino.

O interessante é que você não consegue ver uma raiz, mas a raiz é onde a árvore ganha vida.  Vemos o exterior, as folhas, os galhos, mas a raiz é o que está nutrindo a árvore. Quando suas raízes são saudáveis, positivas, esperançosas, então isto está nutrindo seu encorajamento, sua vida, força, esperança.

A boa noticia é que você não tem que viver com as raízes de amargura.

Você precisa pedir a Deus para te mostrar o que está fazendo com que você fique amargo. Talvez haja alguém que você precise perdoar. Um sonho que não deu certo, ou um erro que você cometeu e ainda está se martirizando.

Como ser livre da amargura: Primeiro Passo- A oração sincera e honesta.

“Deus ajuda-me a me livrar desta raiz de amargura.  Deus ainda estou com raiva daquela pessoa. Deus ainda guardo magoa daquele ente querido que perdi. Deus eu não quero ser amargo.  Quero minha paixão de volta. Deus quero sonhar de novo.”

Este é o primeiro passo para livrar-se de uma raiz de amargura. Peça para Deus te ajudar.  

Segundo passo – Perdoe a pessoa que te magoou.

Quando você colocar esta contaminação para fora, não apenas sentirá o peso indo embora, como recuperará a sua alegria.  Você começa a sonhar de novo e verá as coisas novas que Deus tem reservado para você.

Você precisa se livrar daquilo que te contaminou. Pare de ficar preso ao passado.

Os fracassos, as desilusões, os sonhos perdidos não podem parar o seu destino. Há menos que você permita. O que está em seu futuro é bem maior do que qualquer coisa que você tenha perdido.

CONCLUSÃO

Você está permitindo que decepções te impeçam de aproveitar o hoje?

Você está permitindo que a amargura te mantenha fora da vida?

A vida está acontecendo! O hoje é um presente!

Não deixe que uma infância ou adolescência ruim te mantenham fora da alegria da festa de viver!

Não permita que um divórcio, um rompimento, uma desilusão te deixe sentado às margens da vida! Comece a sonhar de novo. Comece a amar de novo. Comece a acreditar de novo.

Não temos nenhuma garantia de estar aqui amanhã. Viva em Deus e Ele te recompensará!             

Silvio Galli é o Pastor lider da Igreja Batista Água Viva de Mauá

Share

Web Design: