VITÓRIA SOBRE O DESANIMO

SUGESTÃO QUEBRA-GELO:  “Se você encontrar um caminho sem obstáculos, provavelmente ele não te leva a lugar nenhum.” O teus caminhos andam difíceis?

LOUVOR/ADORAÇÃO: “Venha Teu Reino(Daniel de Sousa) Pai Nosso(Ministério Pedras Vivas)

DIZIMOS/OFERTAS: GENEROSIDADE – O AMOR EM AÇÃO (Provérbios 11.25)

Tudo que temos e somos vem de Deus, pois somos apenas administradores dos bens que Ele nos dá.

Que princípios Deus estabelece para usarmos os Seus recursos que estão em nossas mãos?

1º. Deus requer de nós uma atitude de Generosidade com o próximo.   “A Generosidade é uma expressão da graça de Deus em nós!”

2º. Deus requer de nós uma motivação pura no exercício da Generosidade. “A Generosidade é diferente da filantropia.”

3º. Deus requer de nós constância e proporcionalidade no ato da Generosidade.     “Generosidade não é um pico de emoção, mas uma ação permanente.”

4º. Deus promete aos generosos uma recompensa eterna.  “Aquilo que fazemos em nome de Cristo na terra, reverbera no céu.”

EDIFICAÇÃO  A VITÓRIA SOBRE O DESANIMO.  (I Samuel 30:1-8)

No contexto desta passagem, Davi havia sido ungido rei pelo profeta Samuel com dezessete anos, e embora Deus tivesse prometido a ele o reino, ele continuava perambulando pelo deserto, fugindo da perseguição do rei Saul, que o queria matar com medo de perder o trono.

Então Davi organizou um grupo de desajustados, cerca de 600 homens, em uma força de batalha, chamados os “valentes de Davi”.

Então, Davi e seus homens foram até Aquis, o rei dos Filisteus, que os aceitou e lhes deu a cidade de Ziclaque.

Um dia voltando de uma batalha, os Amalequitas saquearam sua cidade, queimando todos os seus bens e roubado esposas e filhos.                                                                                                                     Este certamente foi o momento mais triste da vida de Davi.

Muitos de nós podem se identificar com uma situação aqui descrita, em que o inimigo invade nosso território enquanto esta fora ou “dormindo” e levar tudo de mais valiosos que temos.

Então, vem o desapontamento, perda de esperança, o desanimo e o cansaço.

Vem aquela sensação de prostração, que tira o prazer da vida.

Se permitirmos que pensamentos de derrota encham nossa mente o desânimo toma conta de nós

QUATRO ERROS E TRES ACERTOS PARA VENCER O DESANIMO:

1. Quatro erros que produzem o Cansaço e o desanimo. A- Crença Errada.
    Quantas pessoas hoje desistem de Deus, da Igreja, do casamento, dos sonhos porque simplesmente creram em algo que não deveriam crer.                                                                                       Como saber que eu estava vivendo uma crença errada?
    Primeiro quando eu percebi que havia uma distância entre a minha tradição religiosa e a realidade dos fatos da vida.  (O mundo real é diferente de nossa fantasia)
    Segundo quando eu percebi que as minhas expectativas em relação a Deus estavam sendo frustradas. ( Coisas ruins acontecem com pessoas boas)
  2. Reação errada que leva ao desespero. (I Samuel 30.4) Esta é provavelmente a resposta mais comum na crise.
    Davi e seus homens choraram até não ter mais forças. Contudo, depois do primeiro choque houve duas reações: A primeira do povo querendo apedrejar Davi. (I Samuel 30:6)
    A segunda de Davi tomando-se de coragem no Senhor.
  3. O erro de procurar alguém para culpar. Quando as coisas não dão certo o líder sempre é culpado. Quando entramos neste jogo no final culpamos o próprio Deus.
  4. O erro de encher o coração de raiva e amargura.
    Pensamos que não merecemos sofrer porque somos bons, logo Deus é injusto em permitir o nosso sofrimento. Toda amargura no final é contra Deus.
    Mais que todos, Davi poderia se encher de amargura contra Deus, mas ele não agiu assim.
  5. Três atitudes certas para vencer o cansaço e o desânimo.A. Davi não permitiu a amargura entrar em sua vida.
    Em relação a sua família: Davi sempre foi desprezado pelo pai e os irmãos.
    A relação entre Saul e Davi: Muitas vezes ele tocou sua harpa para que Saul se sentisse aliviado da opressão maligna. Como pagamento Saul tentou mata-lo varias vezes.
    Davi poderia ter desistido e este seria o fim da história. Ele nunca teria chegado ao trono.
  6. Davi se levantou e se reanimou no Senhor. Ele se levantou em fé enquanto os outros reclamavam e se enchiam de amargura, ele se encheu da força do Senhor.
  7. Davi vestiu-se com as vestes de justiça. (I Samuel 30.7) Esta era uma peça de roupa do sacerdote. Era uma túnica feita de linho. O linho é um símbolo da justiça de Cristo.

CONCLUSÃO: O mais impressionante é que três dias depois o rei Saul morreu em batalha e alguns dias depois Davi foi levantado como rei de Israel. Quando tudo parecer se levantar contra você saiba que a sua promessa está a porta. Permaneça firme!